Publicidade

Bolas de bowling complicam vida aos fabricantes americanos…

Texto: Nuno Fatela
Data: 21 de Março, 2018

Strike! Donald Trump voltou a fazer uma afirmação polémica, desta vez acusando os japoneses de terem um teste de segurança com bolas de bowling que vem dificultar o acesso dos fabricantes americanos a este território. Apesar da Casa Branca já ter referido que o seu líder estava apenas a brincar, ele até foi bastante explícito sobre este procedimento…

Donald Trump não perde uma oportunidade para fazer, a favor do protecionismo económico que está a implementar, afirmações polémicas relativamente aos seus aliados. Após a recente confrontação relativamente às tarifas aduaneiras do alumínio e aço, agora foi a vez de afirmar que os japoneses têm um teste de segurança que visa dificultar o acesso a estrangeiros, como os americanos, a este mercado. Numa declaração efetuada durante um jantar de angariação de fundos, o sucessor de Barack Obama afirmou que apesar dos carros americanos cumprirem todas as normas de emissões vigentes em solo nipónico existe um teste de segurança com bolas de bowling que serve para enganar os fabricantes dos Estados Unidos.

 

A responsável de comunicação da Casa Branca já veio afirmar que o seu líder estava “obviamente a brincar”, mas a verdade é que Trump foi até bastante explícito na descrição do procedimento deste teste de segurança com bolas de bowling. “Eles pegam numa bola de bowling a seis metros de altura e deixam-na cair sobre o capot do carro. Se ele ficar amolgado, o carro não passa. é horrível”. Esta situação permite, no entanto, constatar as diferenças nos padrões de segurança exigidos para a proteção de peões nos Estados Unidos e em outras áreas do globo, como o Japão e a Europa. E até existem outros motivos muito mais razoáveis que explicam a dificuldade dos fabricantes americanos no mercado nipónico. A principal razão apontada para o seu insucesso até é facilmente compreensível, e tem a ver com as dimensões dos veículos, já que os clientes do ‘País do Sol Nascente’ preferem carros mais curtos e que, por isso, se manobram e se estacionam com maior facilidade nos grandes centros urbanos.

 

Fonte: CNN e Autoplus

Foto: Wikipedia