BMW Série 8 Cabrio chegou e tem uma capota superveloz


Data: 2 Novembro, 2018

‘A versão descapotável da gama estará à venda no primeiro trimestre de 2019. No lançamento, o BMW Série 8 Cabrio estará disponível com dois motores.

Depois do Série 8 Coupé, chegou o novo topo de gama da BMW para quem gosta de ter o sol a brilhar sobre a sua cabeça. Este é o novo BMW Série 8 Cabrio, que chega ao mercado em março de 2019 e onde se destaca, desde logo, a rapidez com que a sua capota efetua as operações de abertura e encerramento. Afinal, são apenas 15 segundos para completar estes procedimentos, a velocidades até 50km/h, num modelo onde se encontram as mesmas traves mestras do design já implementado no coupé. O lançamento será efetuado com dois motores, um gasolina e um diesel.

Mecânica

As primeiras versões do BMW Série 8 Cabrio (que aqui se mostra em testes) são o 850i XDrive, um V8 4,4L a gasolina, e o 840d XDrive, um bloco de seis cilindros Diesel com três litros. Isto significa que temos sempre contemplada a tração integral, já que a designação XDrive é partilhada pelas duas propostas. O motor mais potente é o 850i, com este gasolina a debitar 530cv e 750Nm, permitindo ao descapotável de luxo alcançar os 100km/h em apenas 3,9 segundos. Já o 840d anuncia 320cv de potência e 700Nm de binário, cumprindo o sprint até aos 100km/h em 5,2 segundos. Os dois motores surgem combinados com uma transmissão Steptronic de oito velocidades.

 

Os modelos surgem sempre equipados com a suspensão adaptativa M com controlo eletrónico do amortecimento, cujo comportamento se adapta consoante os modos de condução Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+. Na suspensão, referência ainda para a possibilidade de encomendar o BMW Série 8 Cabrio 850i com o diferencial M Sport no eixo traseiro e barra estabilizadora ativa.

Este modelo surgem também já com o eixo traseiro direcional. Até aos 72 km/h as rodas traseiras viram em sentido oposto das dianteiras, aumentando a agilidade, e a velocidades superiores seguem a mesma direção para aumentar a estabilidade em curva. O sistema de travagem é sempre fornecido pela M Sport, que colocou discos de 347mm no Diesel, embora com o pack Technic Sport esta versão possa surgir com os mesmos discos de 390mm que estão contemplados no gasolina. As jantes de liga leve com origem na divisão M são de 20” para o 850i e de 18” ou 19” (com o pack M Sport) no 840d.

Design

Com dimensões de 4943mm de comprimento, 1902mm de largura e 1339mm de altura, enquanto os eixos estão separados por 2822mm, a marca afirma que o BMW Série 8 Cabrio mantém praticamente as mesmas dimensões que o Série 8 Coupé. Na estética temos também o mesmo objetivo, que passa por “casar a elegância com o estilo desportivo”. Na dianteira praticamente não surgem alterações, enquanto na lateral o fabricante bávaro destaca as “linhas precisas que traçam o caminho do ar entre as rodas dianteiras e traseiras”. Depois encontramos linhas que se iniciam na zona do eixo posterior e se prolongam até à retaguarda, fazendo uma transição perfeita entre as duas zonas.

 

A retaguarda do BMW Série 8 Cabrio está ligeiramente mais alta do que o Série 8 Coupé, e o motivo é o compartimento para guardar a capota. Este espaço pode surgir em preto ou, opcionalmente, em cinzento antracite, e quando está recolhido a capacidade da bagageira fica reduzida a 350l. No entanto, é possível levantar o compartimento onde se guarda esta cobertura têxtil, para facilitar a colocação de bagagens no Série 8 descapotável. Além disso, os bancos traseiros podem ser rebatidos numa relação 50:50.

Quando a capota está recolhida, existe também um defletor de vento que surge atrás do espaço para os ocupantes. Para abrir ou fechar esta cobertura bastam 15 segundos, podendo a abertura ou encerramento do “teto” do habitáculo ser efetuado em apenas 15 segundos. Na estética exterior, será possível combinar os pack Carbon e Chrome com uma das sete cores disponíveis, onde se encontram seis tons metalizados na oferta.

 

A bordo encontramos o mesmo estilo e requinte do Série 8 Cabrio, num modelo onde se destacam materiais como a pele Vernasca (opcionalmente a pele Merino) combinada com acabamentos assinados pela BMW M GmbH, e equipamentos como o sistema de som surround Harman Kardon com doze saídas (opcional é o Diamond Surround com 16 saídas de som).  Mas o destaque no interior vai para o “Hey BMW” contemplado de origem, o Assistente Pessoal Inteligente da marca bávara, que, além dos avançados comandos vocais, concentra várias operações no ecrã central de 10,25” ou no painel de instrumentos digital de 12,3”.

Partilhar