BMW M5 2020

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Novo BMW Série 5 vai perder o motor V8

Texto: Carlos Moura
Data: 8 de Setembro, 2022

A nova geração do BMW Série 5, que será lançada em 2023, vai perder o motor V8, que só continuar a estar disponível no M5. Além disso, o M550i também deverá desaparecer, substituído pelo híbrido recarregável M560e, que, assim, fará a sua estreia na gama.  

Após a renovação do Série 3 e o lançamento da nova geração do Série 7, a BMW está agora concentrada nos acabamentos finais de outro dos seus importantes modelos, o Série 5.

A oitava geração deverá ser lançada no início de 2023 e poderá ser a primeira desde o E28 da década de ’80 do século passado a vir sem um V8, pelo menos numa versão não “M”. O BMWblog sugere que o M550i irá ser descontinuado, levando consigo o motor biturbo de 4,4 litros.

Isto significa que o V8 irá ter o mesmo destino que teve o M550d com motor turbodiesel quad-turbo há cerca de dois anos. A BMW irá, no entanto, manter uma versão M Performance da nova Série 5 (G60), já que o M550i irá ser substituído indiretamente pelo primeiro M560e de sempre, que irá utilizar a mesma linha motriz híbrida recarregável com motor de seis cilindros em linha recentemente estreada no M760e.

M5 terá versão PHEV

Aquele último modelo conta com um motor de combustão de 3,0 litros e um motor elétrico que desenvolve uma potência de 571 cv e um binário de 800 Nm. Isto permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos, embora na teoria o novo M560e possa vir a ser ainda mais rápido devido a uma relação-peso mais favorável.

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Ainda no domínio da eletrificação, a BMW já confirmou que o futuro M5 terá uma porta de carregamento. Manterá o bloco V8, mas a marca bávara pretende utilizar o novo S68 do novo 760i, X7 M60i e o futuro XM. Este último terá a motorização de topo, com mais de 750 cv, para igualar o Concept XM, que tinha um binário monstruoso de 1000 Nm.

A BMWblog não explica porque motivo a BMW vai descontinuar o V8 da versão normal do Série 5, mas é bastante provável que isso se deva às normas de emissões cada vez mais exigentes, especialmente na União Europeia.