Publicidade

BMW Série 5: cinco também na segurança

Texto: Miguel Policarpo
Data: 17 de Abril, 2017

O novo modelo Série 5 da BMW alcançou a pontuação geral de segurança de 5 estrelas nos testes EuroNcap. O Doblò da Fiat não vai além das 3.

O BMW Série 5 é um dos automóveis mais evoluídos tecnologicamente do seu segmento, algo que se verifica não apenas no conforto dos ocupantes mas, como a EuroNcap acaba de comprovar, também na segurança dos que estão a bordo e não só… com a conquista da nota mais alta do ano no parâmetro de segurança de peões – 81%. O modelo foi avaliado pela entidade que supervisiona a proteção conferida pelos novos automóveis a chegar ao mercado europeu, que considerou igualmente que a segurança da berlina premium bávara se complementa com os 91% atribuídos na categoria de segurança do condutor e com a nota de 85% alcançada na salvaguarda dos ocupantes menores. Ao nível das assistências de segurança, o Série 5 apresenta um resultado que acompanha os valores médios registados noutros automóveis, com 51%.

O Dobló, por sua vez, talvez não seja o modelo da marca italiana que melhor espelha a segurança das suas criações, uma vez que não atingiu pontuações de relevo. Com 3 estrelas no cômputo geral, este Fiat regista o valor de 75% em segurança do condutor e 57% de segurança para aqueles que são os utentes mais frágeis das vias, os peões. As restantes categorias – segurança dos ocupantes e assistência de segurança – não atingem o meio da tabela, com 46% e 25%, respetivamente.