O BMW Série 3 G20 - Informações já circulam...

Embora apenas planeada para 2019, já circulam diversas informações sobre a próxima geração do BMW Série 3, denominada G20, que foi já caçada em vídeo a testar no Nurburgring. Enquanto não chega esse momento, está a ser anunciada uma versão elétrica do atual F30 para ser apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro.  
  • Versões com assinatura MPerformance num patamar abaixo do M3
  • Um impressionante coeficiente aerodinâmico de 0.22cx
  • Aumento das dimensões mas redução do peso
  • Nova gama de motores a gasolina com filtro de partículas
  • Ainda antes, surgem rumores de um Série 3 elétrico para o Salão de Frankfurt, que será rival do Tesla Model 3
  A apresentação apenas deve ocorrer dentro de dois anos, mas o trabalho de desenvolvimento do próximo BMW Série 3 G20 já decorre nas instalações da marca em Munique. Para este modelo a marca procura garantir que a combinação entre agilidade e conforto é ainda mais potenciada, algo para vão contribuir a nova plataforma e motores. Juntam-se ainda outros destaques, como o apurado trabalho de aperfeiçoamento no túnel de vento do fabricante bávaro e ainda a chegada de dois novos modelos MPerformance. https://www.youtube.com/watch?v=61XVaSvIJEI

Os BMW Série 3 MPerformance

Num patamar intermédio entre as opções de seis cilindros e o poderoso M3 vão surgir duas novas opções, uma a gasolina e outro diesel com a denominação MPerformance. Disponíveis, em princípio, tanto para a berlina como para a carrinha, surge desde logo o M340i MPerformance, com motor de 360CV com turbo twinscroll, a que se junta um M340d MPerformance biturbo de 340CV. Em ambos os casos são utilizados motores de seis cilindros com três litros de capacidade e o objetivo é concorrer com outras propostas dos rivais germânicos, como é o caso dos Audi S4 e Mercedes C43AMG, num patamar abaixo dos RS4 e C63AMG, respetivamente. Apesar da apresentação do BMW Série 3 G20 estar planeada para 2019, estas duas variantes só devem chegar ao mercado no ano seguinte.  

Carroçaria

Aperfeiçoado ao longo dos últimos meses no túnel de vento da marca, em Munique, é avançada a possibilidade de determinadas versões do BMW Série 3 G20 chegarem a um impressionante coeficiente aerodinâmico de 0.22CX. Utilizando a plataforma CLAR e com motores montados longitudinalmente, o modelo vai crescer ligeiramente, com mais 60mm de comprimento, dos quais 20mm na distância entre eixos para um registo de 2830mm. Apesar deste aumento das dimensões, o peso vai descer em comparação ao antecessor, em cerca de 50kg. Para tal será importante a utilização mais intensiva do alumínio e do magnésio, e está a ser avançado que o 318i poderá acusar apenas 1425kg quando for à balança. Esta plataforma CLAR também vai dotar o BMW Série 3 G20 de maior rigidez estrutural, um benefício que também já chegou ao Série 5. Isto irá permitir não apenas maior agilidade, mas também rivalizar de forma mais acérrima com modelos como o Classe C em patamares como o conforto. Aparentemente fora das opções para o Série 3 está o sistema de quatro rodas direcionais.  

Motores

Está a ser planeada pela marca bávara a introdução de uma nova evolução da família de motorizações Efficient Dynamcis, cujos benefícios se vão sentir de forma mais notória nas propostas a gasolina. Para isso vão ser incorporados novos sistema de injeção, filtros de partículas e melhorado o sistema de refrigeração. Além de mais eficazes, deverá ser possível ainda conjugar um aumento de 5% na potência. Um valor que poderá ser ainda mais elevado caso a marca venha, algo que não está ainda confirmado, a optar pelo sistema de injeção de água no motor que estreou com o M4 GTS. Ainda não foi tomada uma decisão pois, embora ofereça benefícios na potência, consumos e emissões, este sistema exige trabalho de engenharia para acomodar um compartimento de água junto do motor. A oferta a gasolina vai contar com motores de quatro e seis cilindros e estar disponível nas versões 316i, 318i, 320i e 330i. A tração será traseira, mas os mais potentes vão poder surgir com a opção XDrive. Acima desta oferta surge o já referido M340i MPerformance e ainda o M3. Também aparentemente confirmado por fontes da empresa está um "novo" 325d com motor de 2.0L que recebe novo sistema de redução catalítica seletiva para o tratamento dos gases e um duplo turbo. A injeção common-rail da gama diesel vai subir de 2000BAR para 2500BAR nos quatro cilindros, mas no caso deste 325d vai exceder esse valor e alcançar os 2700BAR. É ainda indicado que a potência do 316d vai subir cerca de 20CV para os 136CV, num upgrade que também surge para o resto da gama. O 318d tem mais 13CV (163CV), o 320d passa de 190CV para 204CV e depois surge o referido 325d com 238CV. Vai ainda surgir um novo motor de seis cilindros e três litros para os 330d e 340d, que será também a base para o novo desportivo 340d MPerformance, que deverá ser o diesel mais potente da gama com os seus 320CV.   Começam também a surgir rumores bastante apelativos sobre o novo BMW M3. Segundo é avançado em sites como o CarScoops, o modelo poderá contar com um sistema elétrico de 48 volts. A sua potência poderá elevar-se aos 460CV (mais 29CV que o atual) e a dinâmica e performances saírem ainda beneficiadas pela inclusão em maior extensão de componentes de baixo peso.  

Antes... um Série 3 elétrico

Apesar de estar já a ser planeado o BMW Série 3 G20, a atual geração F30 ainda poderá ganhar um novo trunfo, com rumores de que está a ser preparada uma versão 100% elétrica. A ideia passa por começar a combater a chegada do Tesla Model 3, lançando já um rival e aproveitando também o elevado interesse que este modelo da marca americana despertou. Segundo o que foi avançado inicialmente por um meio de comunicação social alemão, a autonomia será de 400km, e o preço colocado num patamar similar ao do Model 3. No entanto, será preciso esperar até setembro para se confirmar se a aposta da BMW num Série 3 elétrico se confirma ainda durante a atual geração.   Fonte: Autocar e Road & Track