Publicidade

BMW revela oficialmente o renovado Série 2 Coupé

Texto: Carlos Moura
Data: 8 de Julho, 2021

A BMW renovou o Série 2 Coupé que vai manter as qualidades do seu antecessor, mas com um design revisto e uma melhor habitabilidade. No capítulo mecânico estarão disponíveis duas motorizações a gasolina com 184 cv e 374 cv – este último reservado ao desportivo M240i – e uma diesel com 190 cv. A chegada aos concessionários está prevista para o início de 2022.

O BMW Série 2 Coupé foi um dos segredos pior guardados da Alemanha e a marca de Munique acabou por revelar oficialmente a atualização deste modelo na véspera da sua estreia no Festival da Velocidade de Goodwood.

O seu antecessor já era muito apreciado pelos fãs e isso deverá continuar a acontecer já que este coupé adota um design moderno, mas a grande grelha em forma de dente do Série 4 está ausente. Em vez disso, a BMW optou por montar uma grelha convencional, ladeada por faróis esguios e tomadas de ar angulares.

A secção lateral ostenta arcos pronunciados das cavas das rodas e uma carroçaria com forma aerodinâmica. Os designers introduziram uma linha de ombros mais proeminente e puxadores das portas embutidos.

A traseira recebe uma bagageira curta com um spoiler integrado. As luzes traseiras são mais distintivas e o pára-choques traseiro mais recortado.

A versão desportiva M240i carateriza-se por um pára-choques dianteiro mais agressivo, uma grelha cinzenta e capas específicas dos espelhos retrovisores. Esta variante recebe o nível de equipamento Shadowline, ponteiras especiais de escape e um pequeno spolier.

Três motores

Em termos de dimensões, o novo 230i tem um comprimento de 4547 mm, uma largura de 1839 mm, uma altura de 1392 mm e uma distância entre-eixos de 2741 mm. Isto significa que é 109 mm mais comprido, 66 mm mais largo e 25 mm mais baixo. A distância entre-eixos foi esticada em 51 mm, com reflexos positivos na habitabilidade traseira.

No mercado europeu, o BMW Série 2 contará com três motores, incluindo um quatro cilindros de 2,0 litros com 184 cv, permitindo ao 220i acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 236 km/h.

A oferta diesel continua presente, estando disponível no 220d, dotado com tecnologia microhíbrida associada ao bloco de quatro cilindros de 2,0 litros, que oferece uma potência de 190 cv e um binário de 400 Nm. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 237 km/h.

Por sua vez, o M240i xDrive possui um bloco de seis cilindros que disponibiliza uma potência máxima de 374 cv e um binário de 500 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

Suspensão revista

Para otimizar o comportamento dinâmico, o novo Série 2 Coupé viu a rigidez torsional da carroçaria aumentar em 12% e as vias também são mais largas para reduzir o rolamento da carroçaria e as flutuações da carga nas rodas durante as curvas. 

LEIA TAMBÉM
Sabe porque os painéis de instrumentos da BMW são sempre em vermelho alaranjado?

A suspensão também foi revista e incorpora vários elementos em alumínio para reduzir o peso. Além da suspensão standard também estará disponível, em opção, uma alternativa M Sport e um novo Adaptive M Chassis com amortecedores controlados eletronicamente.

O novo BMW Série 2 será produzido no México na fábrica de San Luis Potosi e deverá chegar aos concessionários no início de 2022.