BMW M5 celebra 35ª aniversário com uma edição especial

Texto: Filipe Bragança
Data: 17 Maio, 2019

Esta edição especial BMW M5 ’35 Jahre’ estará limitada a 350 unidades.

Há 35 anos nascia um sedan de características desportivas, que viria a tornar-se numa das histórias mais em sucedidas da marca da bávara. Baptizado de M5 e equipado com o bloco de seis cilindros do mais desportivo M1, a berlina iniciava assim um percurso assinalável. Nos dias que correm, o M5 é o sedan desportivo mais bem sucedido do mundo e para marcar este data especial, a BMW decidiu criar uma edição especial de aniversário, limitada a 350 unidades, que estará disponível a partir de Julho deste ano.

Uma inovação tecnológica fiel ao carácter do primeiro M5 parece ter sido a fórmula de sucesso deste automóvel, que já vai na sexta geração. Esta edição especial, baseada no BMW M5 Competition, refinou ainda mais os atributos típicos de um ‘M’ da marca e que se traduzem numa experiência de condução mais purista. O bloco V8 twin-turbo com 625 cv e 750 Nm de binário transfere toda a sua potência para o asfalto através da transmissão integral xDrive, com o auxilio do diferencial M que actua sobre o eixo traseiro. Os 0 aos 100 km/h fazem-se em 3,3 segundos, e a marca dos 200 km/h é atingida em 10,8 segundos.

Em termos estéticos, o exterior e o interior deste automóvel receberam uma atenção redobrada ao detalhe. A carroçaria ganhou a cor ‘Graphite Grey’, criada especialmente para esta edição. Aliada à pintura exclusiva, os acabamentos em ‘Frozen Dark’ e as novas jantes de 20”, conferem um estatuto ainda mais único a este M5 especial. Destaque ainda para as pinças de travão disponíveis em preto brilhante ou dourado.

No habitáculo este automóvel oferece um conjunto de bancos individuais revestidos a pele ‘Merino’, em tons de preto e bege. Os acabamentos em carbono receberam pela primeira vez um banho dourado (anodização) e ganham destaque na área do painel de instrumentos, nas portas e na consola central. Para além destes pormenores, a BMW incluiu ainda a inscrição ‘M5 Edition 35 Jahre’ nas portas e ‘M5 Edition 35 Jahre 1/350’ na consola central.

 

Veja também:

Maserati estreia tecnologia autónoma da BMW
BMW X4 M Competition é o escolhido da marca alemã para prémio do MotoGP
Manhart prepara BMW Z4 com 500 cv
BMW M8 Gran Coupe já acelera em Nürburgring (c/ vídeo)