BMW M2 CS revelado com 530 cv e menos peso

A BMW revelou o novo M2 CS, a versão mais potente e leve da gama M2. Fique a conhecer o mais recente membro da família “Competition Sport” da marca alemã.

Para aqueles que acham o M2 “normal” insuficiente, a BMW acaba de revelar a versão CS – Competition Sport.

O novo M2 CS foi revelado durante a última edição do Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, em Itália, mas só agora é que a marca desvendou todos os detalhes e especificações acerca do novo desportivo.

No exterior, as diferenças são facilmente identificáveis: entradas de ar maiores, novos elementos em fibra de carbono e novas jantes forjadas. Contudo, o destaque vai para a ducktail sobre a tampa da bagageira, também em fibra de carbono.

A fibra de carbono também está presente no interior, como na consola central e até no tabliê, e surge combinada com vários acabamentos em Alcantara. Destaque também para a sigla “CS”, presente por todo o habitáculo.

Em termos de equipamento, continuam presentes o mesmo conjunto de ecrãs de 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (ecrã de multimédia) já conhecidos nos BMW M mais recentes.

Receita básica: menos peso e mais potência

De acordo com a marca, todos os novos componentes em fibra de carbono – desde o tejadilho ao difusor traseiro – permitiram uma redução de 30 kg de peso face ao M2 convencional. Contudo, apesar do peso perdido, o M2 CS acusa 1775 kg na balança.

No entanto, debaixo do capô continua a estar o mesmo bloco com seis cilindros em linha com 3,0 litros de capacidade, acoplado a dois turbos, que ganhou 50 cv e 50 Nm de binário face ao M2 convencional.

Contas feitas, o novo M2 CS debita 530 cv e 650 Nm de binário máximo, superando os 510 do M4 Competition e igualando os 530 cv do M4 Competition com tração integral (X Drive).

Disponível apenas com uma caixa automática de oito velocidades, o novo M2 CS anuncia 3,8 segundos no sprint dos 0 aos 100 km/h (menos 0,2 s face ao M2), e uma velocidade máxima de 302 km/h.

Além da potência e redução de peso, o M2 CS também foi alvo de várias melhorias a nível de chassis, com novas afinações nos amortecedores, molas, direção e sistemas de controlo eletrónico. De série, inclui o diferencial autoblocante e o sistema de travagem M Compound, que, opcionalmente, pode ser em cerâmica.

30 unidades para Portugal

Tal como as restantes edições CS, este novo M2 terá uma produção limitada na fábrica da BMW em San Luis Potosí, no México. Para Portugal, está prevista a chegada de apenas 30 unidades, a partir do final do verão de 2025.