A versão elétrica de entrada da gama iX1 da BMW é a eDrive20, com tração dianteira, um motor elétrico de de 150 kW (204 cv) e bateria de 64,7 kWh que oferece uma autonomia até 475 km. Chega a Portugal no início de 2024
A BMW anunciou o reforço da já extensa gama X1/iX1 na Europa com uma nova versão de entrada elétrica. O iX1 eDrive20 vem equipado com apenas um motor elétrico, passando a constituir uma alternativa mais acessível à variante com dois motores elétricos iX1 eDrive30, estreada no ano passado.
Montado sobre o eixo dianteiro, o motor elétrico desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv) com pico temporário e um binário de 247 Nm que está sempre disponível. A mesma linha motriz é utilizada pelo Mini Countryman E.
O motor elétrico é alimentado pela mesma bateria de 64,7 kWh utilizada no iX1 eDrive, mas o menor consumo de energia do eDrive20 tem como reflexo uma autonomia ligeiramente maior, estimada entre 430 km e 475 km em ciclo WLTP.

Por outro lado, as prestações nesta versão de tração dianteira são um pouco inferiores, sendo necessários 8,6 segundos para cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h, isto é, mais do que 2,9 segundos do que o eDrive30, sendo que a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 170 km/h.
Equipamento generoso
A bateria demora 6h30m a recuperar a capacidade máxima com o carregador de bordo de série de 11 kW ou 3h45m se a opção recair numa de 22 kW. Num posto rápido com potência até 130 kW é possível carregar dos 10 aos 80% em 29 minutos.
Para otimizar a gestão térmica, a bateria pode ser pré-condicionada antes de um carregamento planeado com a utilização de dados do sistema de navegação, mas isso também pode ser feito manualmente.

Apesar de ser a versão elétrica de entrada da gama iX1 da BMW, o equipamento de série até é bastante generoso, destacando-se o ar condicionado automático de duas zonas e vários sistemas de assistência à condução como o Parking Assistant e a câmara traseira. O cockpit digital (BMW Curved Display) com dois ecrãs, de 10,25" e 10,7" utiliza o mais recente sistema operativo da BMW e conta com o menú "QuickSelect" para o iDrive.
LEIA TAMBÉM
Não faz por menos! BMW pede registo para 48 nomes novos
O BMW iX1 eDrive20 começa a ser comercializado nalguns países europeus em novembro, com preços na Alemanha a partir de 47.900 euros. A Turbo sabe que esta versão também virá para Portugal, mas lá mais para o início de 2024.