A BMW entra no carsharing em Portugal através da sua participada DriveNow e em parceria com a Brisa. A operação irá arrancar em Lisboa até ao final do ano e a capital portuguesa será a primeira cidade da Península Ibérica e a 13ª na Europa a receber a DriveNow. "A operação da DriveNow com a Brisa, em Lisboa, será uma mais valia relevante para a mobilidade partilhada na capital e um momento importante na concretização da nossa estratégia de transformação de gestor de infraestrutura em operador de mobilidade em Portugal", afirmou Vasco Mello, presidente do Grupo Brisa, na conferência de imprensa para apresentação desta parceria com a DriveNow. "O projeto representa mais um passo no caminho da Brisa para proporcionar mobilidade às pessoas de forma eficiente", adiantou. "O mundo está a mudar alavancado na revolução digital e nós estamos a acompanhar essa mudança. Estamos confiantes que a oferta combinada das duas empresas seja benéfica para os cidadãos e para a cidade de Lisboa". A DriveNow resultou de uma joint-venture entre o BMW Group e a Sixt SE para o carsharing, encontrando-se atualmente disponível em 12 cidades de oito países, contando já com 925 mil clientes. Este operador disponibiliza uma frota de veículos de baixas emissões ou de emissões zero das marcas BMW e Mini, com base no princípio do "free-float", isto é, o utilizador não tem de devolver o veículo no ponto de origem, podendo terminar a reserva em qualquer zona dentro da área definida do serviço. Para beneficiar o serviço, o utilizador – particular ou empresarial – tem de se registar na plataforma, via online ou app, que também é utilizada para localizar o veículo mais próximo e a reserva. A própria app serve igualmente para desbloquear o veículo e encerrar a viagem. Os veículos estão disponíveis 24 horas por dia. O serviço inclui estacionamento, seguro, combustível / carregamento. "O DriveNow reforça o sistema de eco-mobilidade urbana com a sua solução de oferta à medida das necessidades de deslocação dos clientes", salientou Anika von Namen, diretora de comunicação e marketing da DriveNow, adiantando que a parceria com o Grupo Brisa se enquadra na visão estratégia para criar um sistema eficiente de eco-mobilidade. As equipas do Grupo Brisa e da DriveNow estão a trabalhar na adaptação do serviço de carsharing às especificidades da mobilidade na cidade de Lisboa. Está prevista a divulgação de todos os pormenores do serviço, incluindo frota e preços, que explicam a forma como BMW entra no carsharing em Portugal para o final de agosto.