BMW desvenda protótipo com “supercérebro”

O BMW Vision Driving Experience é um banco de ensaio para o sistema “Heart of Joy”, que antecipa um supercomputador que será implementado nos futuros modelos Neue Klasse.

A BMW deu a conhecer o protótipo Vision Driving Experience. Trata-se de um “laboratório com rodas” que, além de ter jantes que mudam de cor consoante os vários momentos da condução, serve para exibir como será um modelo Neue Klasse em termos de design e tecnologia.

Com este protótipo, o fabricante alemão procurou mostrar a próxima geração de sistemas interligados com a dinâmica de condução, maximizando o poder de computação da plataforma com a nova unidade de controlo, denominada “Heart of Joy”.

De acordo com a BMW, este novo sistema foi desenvolvido internamente e controla componentes como o motor, a travagem, a transmissão, e a direção, a partir de um único supercomputador, capaz de processar a informação 10 vezes mais depressa que os sistemas anteriores.

Segundo a marca, o raciocínio por detrás do sistema é que, se este for capaz de lidar com os 18.000 Nm de binário anunciados no protótipo Vision, será capaz de lidar com as exigências da condução diária.

Um exemplo prático é o da recuperação de energia durante a travagem. Nos testes, o sistema de travagem regenerativa do Vision Driving Experience foi até 25% mais eficiente na recuperação de energia. O que, aos olhos da BMW, irá fazer com que os condutores apenas necessitem de utilizar os travões convencionais numa situação de paragem de emergência.

Contudo, o principal objetivo deste sistema, segundo a marca de Munique, é mostrar que os seus próximos elétricos são capazes de oferecer uma qualidade de condução típica de uma proposta a combustão.

A BMW afirma que o novo “supercérebro” irá permitir que os condutores façam curvas com “precisão excecional”, exigindo “menos ação de controlo” por parte do condutor.

Dito por outras palavras, a ação do computador terá efeito na condução, controlando a aceleração, a travagem, a estabilização do veículo e as funções de direção, otimizando as capacidades dinâmicas do veículo.

Estreia em Xangai

A BMW afirma que não tem intenção de transformar o protótipo num veículo de produção, tratando-se apenas de um veículo de testes para os futuros modelos Neue Klasse.

O protótipo Vision Driving Experience terá a sua estreia global no Salão Automóvel de Xangai, na China, evento que irá decorrer de 25 de abril a 2 de maio.