O atual BMW X4 não terá sucessor, mas sorte diferente terá o elétrico iX4, que terá uma nova geração baseada na plataforma Neue Klasse e equipado com baterias cilíndricas que oferecem mais autonomia e uma maior vida útil.
A gama da BMW continua a crescer em 2022 e não há sinais de abrandamento. As novidades mais recentes são o elétrico iXi e o X5 longo para a China, estando prevista para breve a chegada do XM como topo de gama do X.
Contudo e segundo fontes da BMW, há um modelo que parece ter os dias contados: o X4. Trata-se de uma versão do X3 com estilo de coupé que poderá não ver a próxima geração, pelo menos com motor de combustão interno.
O BMWBLOG adianta que não deverá existir procura no futuro para tantos projetos da BMW com motor de combustão interna. Denominado pomposamente como um Sports Activity Coupe (SAC), o X4 já tinha um código interno para a terceira geração, G46, que poderá não ver a luz do dia.
Plataforma Neue Klasse
Baseado na plataforma CLAR, o X4 vai ser descontinuado nos próximos anos, mas o BMWBLOG adianta que poderá existir uma oferta elétrica iX4. Conhecido internamente como NA7 irá entrar em produção na nova fábrica de Debrecen, na Hungria, a partir de novembro de 2026.
O novo modelo irá utilizar a arquitetura Neue Klasse e vai receber baterias cilíndricas para melhorar a autonomia e a velocidade de carregamento até 30% em comparação com as atuais baterias prismáticas.
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Estas baterias parecem ser prometedoras, já que a BMW estima uma redução de peso até 20% e uma diminuição dos custos de produção para metade. Além disso, as emissões de dióxido de carbono relacionadas com o processo de fabrico deverão cair até 60%. As novas baterias deverão manter 80% da sua capacidade mesmo após uma década de utilização.
Elétricos com até 1000 km de autonomia
Os futuros modelos elétricos da BMW equipados com baterias cilíndricas terão uma autonomia de até 1000 km entre carregamentos porque os responsáveis da marca afirmam que mais do que isso não será necessário.
“As baterias Gen6 oferecem mais 30% de autonomia do que as atuais Gen5, mas não terão mais de 1000 km de autonomia, embora fosse possível”, afirmou recentemente Thomas Albrecht, diretor da Efficient Dynamics da BMW em entrevista recente ao Autocar.
Outra melhoria na performance consiste na capacidade de carregamento, já que as novas baterias Gen6 estão preparadas para aceitar potências até 270 kW em corrente contínua sem penalizar a vida útil.
“A futura legislação vai garantir a vida útil da bateria. Por exemplo, os Estados Unidos vão exigir uma capacidade mínima da bateria de 80% após dez anos. Nós vamos fazer melhor do que isso”, garantiu Thomas Albrecht.