Publicidade

BMW apresenta i Inside Future Concept

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 de Janeiro, 2017

Este novo conceito para os interiores com apresentação holográfica pretende responder à questão “O que espera do habitáculo de um automóvel no futuro?”

Com o progressivo aumento da oferta de conetividade e desejo de evolução na apresentação das informações a bordo dos automóveis, o design dos interiores dos automóveis irá continuar a conhecer alterações no futuro. Para antever como vai ser a vida a bordo dos veículos, a BMW apresenta agora o i Inside Future Concept. Com estreia marcada para a CES, este conceito pretende criar soluções que cumpram parâmetros como “facilidade”, “segurança”, “intuitividade” e “personalização” da utilização, tendo como principal destaque a evolução do BMW Holo Active Touch já implementado nos Série 7 e Série 5. Transportando para novos patamares os controlos gestuais e apresentação holográfica, a maior novidade é a obtenção por parte dos utilizadores de feedback tatil ao executar comandos desta forma.

 

Considerando que no futuro o automóvel será um espaço focado no conforto e permanentemente conetado ao exterior, quase como uma sala de estar sobre rodas, a BMW parte da já ampla oferta de apoios em áreas como segurança, assistências ao condutor e ligação ao exterior para demonstrar o caminho a seguir neste campo, e o objetivo passa também por aliar às tecnologias não intrusivas do futuro o luxo e o requinte. Uma realidade que nos próximos tempos irá também contemplar a condução autónoma, pelo que a apresentação das informações irá variar consoante seja o homem ou a máquina a estar ao controlo do automóvel.

 

Com o painel de instrumentos integrado numa grande superfície tátil a toda a largura da secção superior do tablier, será possível executar as várias funções com recurso a comandos vocais ou através do HoloActive Touch. Este é, aparentemente, um sistema de apresentação holográfica e execução das funções, que produz displays coloridos à semelhança dos que se encontram nos smartphones e recorre a sensores e câmaras para reconhecer que estão a ser dadas ordens ao automóvel, e respondendo através de feedback tátil.

 

A marca afirma que esta é a primeira vez que tanto as perceções gestuais como visuais são geradas sem intervenção física, o que resulta num interface virtual que introduz uma opção mais rápida e direta para comandar os vários sistemas. O princípio, indica a BMW, é similar ao dos head-up displays, mas neste caso a projeção não é feita na frente do automóvel mas antes a bordo. Para isso um feixe de luz é emitido por um projetor no painel de instrumentos e refletido a duplicar por “microprismas”, surgindo um holograma sobre a consola central, com o utilizador a saber que acionou as várias funções através de avisos sonoros, a mudança das imagens e por um feixe luminoso que produz sensações na ponta dos dedos. O fabricante bávaro diz que o feixe reproduz a sensação sentida pela vibração de um smartphone.

 

Também novidade é o BMW Sound Curtain, que permite que cada passageiro escute as suas preferências musicais sem incomodar os restantes utilizadores através do direcionamento personalizado do som. Além disso, o i Inside Future Concept introduz uma nova solução de infotainment para quem esteja sentado nos bancos da retaguarda, com um grande ecrã que desce do teto para a apresentação dos conteúdos. Podendo ser comandado tanto no tablet do próprio automóvel como por dispositivos móveis através da BMW Connected, quando não está em utilização este ecrã serve como fonte adicional de iluminação para a secção traseira do habitáculo.