BMW anuncia 40 modelos novos e atualizações até 2028

A BMW está a preparar uma enorme ofensiva de produto. A marca alemã tem previsto o lançamento de 40 propostas, novas ou atualizações, ao longo dos próximos três anos.

Foi durante a conferência anual de resultados da BMW que o CEO, Oliver Zipse, confirmou uma enorme ofensiva de produtos até 2028.

Segundo o diretor-executivo, serão lançados cerca de 40 modelos, novos ou atualizações de propostas atuais, durante os próximos três anos.

Incluídos nesta ofensiva estão os dois primeiros modelos baseados na plataforma Neue Klasse, sendo que o primeiro a ser conhecido será o iX3 – a versão de produção do protótipo Neue Klasse Vision X.

O futuro SUV elétrico será apresentado no Salão Automóvel de Munique, Alemanha, em setembro, e será seguido do novo Série 3 elétrico.

Objetivo: melhorar

O anúncio surge na sequência de um ano complicado para o BMW Group, no qual a receita caiu 8,4% (para 142 mil milhões de euros) e o lucro antes de impostos registou uma queda de 35,8% (para 10.9 mil milhões de euros), face a 2023.

No geral, a empresa vendeu 2,45 milhões de carros em 2024, uma queda de 4% em relação ao ano anterior. Destes, 2,2 milhões foram BMW (-2,3%), 245.000 foram Mini (-17,1%) enquanto 5.712 foram Rolls-Royce (-5,3%).

O grupo sofreu mais no segundo semestre do ano, devido à quebra de vendas na China, e a uma acção de recall dos seus veículos, relacionada com um problema de travões.

Embora sem adiantar um número exato sobre as vendas da marca no mercado chinês, Zipse declarou que a sua queda esteve relacionada com um “sentimento persistentemente baixo do consumidor”.

Para 2025, a empresa espera um ligeiro aumento das entregas, afirmou o diretor financeiro Walter Mertl.

Vendas de elétricos no verde

O único ponto positivo a registar pela empresa foram as vendas de veículos elétricos (VE). No ano de 2024, as vendas de VE das marcas BMW, Mini e Rolls-Royce atingiram as 426.594 unidades, um aumento de 13,5% em relação a 2023.

Apesar da queda de vendas na China, o mercado chinês foi aquele onde a BMW mais veículos elétricos vendeu, tendo registado mais de 100 mil entregas. Já nos Estados Unidos da América (EUA), as vendas de elétricos atingiram o seu número mais alto de sempre, com 50 mil unidades vendidas.

O mercado dos EUA destacou-se, igualmente, por ser o maior comprador de automóveis com o emblema M, fossem eles desportivos M ou versões com este acabamento. Estas propostas foram responsáveis por uma em cada 10 vendas de BMW no país.