Publicidade

Alguma vez ouviu um BMW 2002 de rampas rugir?

Texto: Francisco Cruz
Data: 13 de Junho, 2024

Numa época em que a Mobilidade Eléctrica parece conquistar mercado todos os dias, esta é uma oportunidade de todos recordarmos alguns dos aspetos que ajudaram a fazer do Automóvel uma paixão. Momento vivido “a bordo” de um BMW 2002 da década de 70 e que, para além da imagem, pede, igualmente, um pouco mais de som nos altifalantes…

O protagonista deste regresso ao passado dá pelo nome de BMW 2002 16V e, apesar dos anos que já viveu e da classificação de clássico que, de forma muito merecida, já ostenta, a verdade é que continua a fazer jus àquela bem conhecida expressão popular de “velhos são os trapos!”.

Foto: HillClimbFans YouTube
Foto: HillClimbFans YouTube

Apesar de ter nascido como um automóvel para o dia-a-dia, as ambições do(s) seu(s) proprietário(s) acabaram transformando-o, através da adopção de uma série de atualizações e transformações, num carro de corridas para rampas. Para as quais, diga-se, a fazer fé no vídeo que aqui reproduzimos, parece ter nascido!

LEIA TAMBÉM
Veja o video. BMW M4 CS fez a segunda melhor volta de sempre em Nurburgring

Vestido com um kit de competição composto por um spoiler dianteiro gigante e uma asa não menos imponente, atributos a que se junta uma moderna suspensão KW e um set de pneus de dimensões generosas, ambas a procurar mantê-lo colado à estrada, este BMW regista, ainda, uma importante “atualização” por baixo do capot dianteiro, nomeadamente, com a troca do quatro cilindros original, por um bloco de corridas BMW M12/7. E que, baseado no M10 de estrada, foi originalmente concebido para os carros de Fórmula 2, podendo atingir rotações que chegam aos 10.800 rpm!

Segundo o canal de YouTube ‘HillClimbFans’, responsável pela divulgação do vídeo, este bloco, em concreto, debita qualquer coisa como 325 cv, ou seja, cerca do triplo daquilo que o quatro cilindros proposto de fábrica oferecia. E que, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades, deixa transparecer, neste curto vídeo, não somente uma eficácia impressionante para um modelo lançado em 1973, como também e principalmente, uma sonoridade que nos deixa extasiados!

Haverá melhor maneira de começar o dia? Acreditamos piamente que não…