Publicidade

Bentley EXP 12 6e confirma aposta nos híbridos e elétricos

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 de Março, 2017

Este protótipo serve para a Bentley avaliar as sensações dos seus clientes relativamente a uma nova família de modelos com motorizações elétricas. Se forem todos tão belos como este concept, nós assinamos por baixo…

A Bentley levou até ao Salão de Genebra uma visão do futuro em que irá começar a apresentar modelos com motorizações alternativas, uma realidade que não está assim tão distante pois a marca confirmou que já em 2019 chegará um SUV Bentayga híbrido. Para anunciar esses tempos vindouros, o fabricante de luxo britânico levou ao certame helvético o novo Bentley EXP 12 6e concept, modelo que segue os mesmos códigos estilísticos do EXP10 revelado no mesmo palco em 2015, e considerado nesse ano um dos mais belos protótipos do evento.

 

Segundo o CEO do fabricante de Crewe, Wolfgang Durheimer, o Bentley EXP 12 6e concept faz uso “das tecnologias, materiais de alta qualidade e níveis de refinamento de um verdadeiro Bentley”, de forma a definir o que significa na sua plenitude a palavra “luxo” nos segmentos de topo da indústria automóvel. E sempre tendo em conta uma mobilidade sem emissões poluentes mas simultaneamente sem constrangimentos, já que o objetivo é que seja possível viajar de Londres até ao Mónaco ou Milão apenas com a carga máxima das baterias e sem necessitar de fazer uma pausa para carregamentos.

 

Uma vez que a Bentley não revelou dados sobre a motorização, neste caso o apelo estético e as tecnologias incorporadas são os principais destaques deste descapotável. O exterior procura demonstrar a evolução do desenho dos modelos da marca inglesa, com a imagem a ser definida como muscular e atlética, algo para que se conjugam uma frente baixa, um grande capot e uma traseira larga, três traços que reforçam também as altas performances que a Bentley pretende oferecer. Outros elementos de estética em destaque são a grelha com a inserção “6e” que se ilumina e as entradas de ar funcionais no capot, que além de reforçarem o apelo da imagem do concept também ajudam no arrefecimento do motor e das baterias. O EXP 12 6e apresenta ainda duas pequenas lâminas nas laterais, onde foram incorporadas as câmaras que substituem os retrovisores.

 

Tanto o exterior como o habitáculo ostentam acabamentos em cobre, que no interior é combinado com os revestimentos em pele para dar outro glamour e distinção a um cockpit bastante tecnológico. Isso mesmo se verifica pela grande superfície OLED que se estende até ao túnel central para controlar funções diversas e pela combinação entre as informações analógicas e digitais na frente do condutor. Mas porventura o elemento mais interessante do EXP 12 6e concept é o volante com formato “U” que a Bentley escolheu, com a curiosidade de ostentar dois botões no topo. Se um deles serve para acalmar o instinto desportivo deste descapotável, limitando as suas capacidades para maior autonomia em cidade, o outro tem uma função “Boost” para maior potência, funcionando quase como um botão para o “nitro” mas em modelos elétricos.