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Bentley Continental GTC

Texto: Júlio Santos
Data: 29 de Novembro, 2018

A Bentley apresentou o novo Continental GT Cabriolet numa festa restrita em Munique, à qual tivemos oportunidade de assistir. Mais tecnologia e um estilo ainda mais exuberante caracterizam a nova geração daquela que é a referência entre os carros abertos de luxo. As encomendas estão abertas e as primeiras unidades começam as ser entregues em junho, com preços a partir dos 310 mil euros.

O novo Bentley Continental GTC utiliza a mesma plataforma tecnológica da versão coupé que, no ensaio que já realizámos, aplaudimos pela dinâmica apaixonante, em linha com a tradição desportiva da marca, pelo luxo a bordo, onde se destacam a utilização de revestimentos em pele da mais alta qualidade e as aplicações de madeiras nobres, bem como pelo recurso às tecnologias mais avançadas de construção e aos equipamentos mais evoluídos.

No primeiro caso, a Bentley socorreu-se de técnicas utilizadas na relojoaria de alta precisão, o que permite, por exemplo, que os painéis do tablier apresentem folgas não superiores a meio milímetro, enquanto do lado dos equipamentos pode dizer-se que todos os dispositivos de segurança, apoio à condução e conectividade mais evoluídos estão a bordo deste Continental GT Cabriolet. A lista é infindável, variando entre a travagem autónoma de emergência, o lane-assist ou o cruise control adaptativo, a que se junta a possibilidade de replicar no display de 12,3 polegadas, de alta definição, todas as funções dos “smatphone”, através dos sistema Apple “Carplay” (IOS) e “Android Auto”.

 

Mais conforto

Além da sofisticação e requinte que caracteriza a Bentley, como resultado da montagem manual dos principais componentes, o novo Continental GTC viu reforçados os aspetos relacionados com o conforto. Exemplo disso são os novos bancos dianteiros que possuem 20 possibilidades de regulação, ao mesmo tempo que o sistema de aquecimento ao nível do pescoço viu o seu débito aumentado, o que permite ao Continental GTC afirmar-se como um automóvel aberto para todo o ano. Ainda mais se tivermos em conta que a nova capota, em material têxtil, assegura um ainda melhor isolamento térmico e acústico, garantindo a Bentley uma redução de três decibéis no ruido no habitáculo. O sistema continua a ser totalmente automático, podendo ser operado em andamento, até 50 km/h, sendo precisos apenas 19 segundos para a abertura e fecho.

Como sempre acontece num Cabriolet de prestígio, a capota é um elemento essencial também para reforçar esta característica. Por isso, no caso do novo Continental GTC a sua posição é ligeiramente mais baixa o que aliado a outras alterações, como a colocação das rodas dianteiras numa posição mais avançada (135 mm) comparativamente ao modelo anterior, resulta numa aparência mais larga, mais baixa e, portanto, mais “colada” à estrada, característica que define os automóveis desportivos e “musculados”, sensação auxiliada pela montagem de série de jantes de 21 polegadas (22 polegadas em opção).

 

Primor tecnológico

Mas o novo Continental GTC não se satisfazer em parecer desportivo; antes promete a dinâmica apaixonante que nos encantou no seu “irmão” coupé. Por isso mesmo a carroçaria foi aligeirada, embora tenha recebido importantes reforços estruturais (é 20% mais leve mas 5% mais rígida), ao mesmo tempo que a suspensão foi alterada, contando com amortecedores de câmara tripla e alta capacidade, a que se junta barras estabilizadoras ativas, para garantir uma resistência torsional variável. A utilização do sistema Bentley Dynamic Ryde, só possível pelo recurso à rede de 48 volts, que assegura uma resposta instantânea da suspensão aos diferentes estados do piso e tipo de condução, é então a explicação para a preservação dos mais elevados padrões de conforto e das características dinâmicas de que a Bentley não prescinde, podendo o condutor optar de entre três programas com características distintas: Conforto, Bentley e Sport.

Estes três modos permitem variar o amortecimento, o “feeling” da direção e, claro o tipo de resposta do motor W12 de 6.0 litros com 635 cv de potência e uns ainda mais impressionantes 900 Nm de binário máximo. Bastante compacto, este 12 cilindros contribui de maneira determinante para a correta distribuição do peso e destaca-se pela tecnologia e capacidades. Desde logo, porque para garantir uma maior eficiência energética desliga seis cilindros nos regimes mais baixos, explicação para o consumo de 14 l/100 km (novo ciclo WLTP). Já quanto às capacidades, o que dizer de um cabriolet que alcança os 333 km/h e precisa de 3,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h?

Esta versão W12 é a única que estará disponível no momento do lançamento mas é certo que, à semelhança do Coupé também o GTC venha a estar disponível com um V8 que a Bentley está neste momento a otimizar. Com as primeiras entregas planeadas para junho do próximo ano, os preços Bentley GTC começam nos 310.000€