Publicidade

Bentayga já tem poder híbrido

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Março, 2018

Com as fotos de apresentação a mostrarem o SUV por paisagens portuguesas, esta nova opção é definida como o primeiro híbrido de luxo e uma derradeira experiência de “serenidade através da tecnologia”. O Bentley Bentayga Hybrid é uma das estrelas ecológicas do Salão de Genebra.

Já decorreu o evento com que o Grupo VW faz a sua antevisão ao Salão de Genebra, uma celebração efetuada na noite anterior à abertura das portas onde são desvendadas várias das novidades a apresentar no certame. Uma das principais surpresas guardadas para a edição de 2018 foi o Bentley Bentayga Hybrid, que a marca anuncia como o primeiro híbrido de luxo do planeta e que vem adicionar ao SUV uma opção mais destinada aos abastados clientes que estão preocupados com o meio ambiente. Recorrendo a uma combinação entre um V6 e um motor elétrico, juntam-se ainda alterações no visual e infotainment e a apresentação de uma App específica. Além disso, foi anunciada uma Wallbox muito especial, desenvolvida em parceria com a Philippe Stark.

Motorização com mais consciência ambiental

A marca optou para o Bentley Bentayga Hybrid por uma combinação entre o V6 3.0L a gasolina e um propulsor elétrico (motor + gerador), alimentado por uma bateria e com capacidade para cumprir 50km sem emissões poluentes. O objetivo é conseguir uma experiência de condução com máxima eficiência e sem compromissos, num modelo com emissões combinadas de 75g/km de CO2. Tal como as motorizações W12, V8 e V8 Diesel da gama, continua a enviar a potência (não especificada) para as quatro rodas e permitir escolher entre os modos Sport, Bentley, Confort e Individual/Custom. Mas existe uma diferença, pois o botão para o Start&Stop automático é substituído por um comando para optar entre os modos EV Drive, Hybrid Mode ou Hold Mode.

 

A nova motorização contemplada pelo Bentley Bentayga Hybrid vem acompanhada de uma nova organização visual dos elementos, com o infotainment a ganhar um painel E-Motion. Ele serve para saber dados como a performance, consumos e ainda a combinação que está a ser utilizada para mover o SUV. Também no velocímetro existem alterações, com um formato que contempla a indicação se o carro está a ser movido com o motor elétrico ou, quando se recorre ao V6, qual a velocidade a que se segue viagem.

Maximizar o poder híbrido

O fabricante de Crewe costuma pensar em todas as formas de potenciar o conforto e usabilidade dos seus opulentos veículos, e o Bentley Bentayga Hybrid não é exceção. E, como se trata de um híbrido, a capacidade de utilizar ao máximo a energia elétrica foi alvo de especial atenção. O maior destaque vai para a navegação por satélite que recorre a tecnologia capaz de optar pelo modo de condução mais indicado para cada parte da viagem. E, calculando a distância para o destino final, consegue escolher o momento indicado para se utilizar o modo elétrico de forma a esgotar a capacidade das baterias precisamente no momento de parar o automóvel.

 

Além desta preocupação em retirar o máximo partido das vantagens económicas e ambientais desta motorização, também o conforto na sua utilização esteve na mente dos criadores do Bentley Bentayga Hybrid. Assim o novo ‘MyBentley 3’ permite a carga e climatização remota da viatura e ainda ficar a saber qual o estado da bateria. A como a experiência de carga é considerada “prioritária” para o fabricante britânico, é possível o controlo remoto desta operação via smartphone, por onde se pode também descobrir (além do ecrã de infotainment) os postos de carregamento mais próximos com o ‘Charging Station Finder’.

 

Estética e uma Wallbox muito especial…

Em termos estéticos, a maior diferença entre o Bentley Bentayga Hybrid e restante oferta do SUV de luxo está na introdução de uma porta para o abastecimento no local oposto ao do bocal para a gasolina. Além disso, na bagageira foi também instalado um espaço próprio para guardar os cabos utilizados nesta operação. Quando conetados a uma tomada doméstica, são precisas 7,5h para colocar as baterias a 100%, mas essa operação é reduzida a apenas 2,5H com uma carga rápida. A pensar nessa possibilidade foi criada, em parceria com a Philippe Stark, uma ‘Power Dock’ pensada para ser “elegante e minimalista” e que foi desenhada para combinar estilo e segurança.

No exterior do SUV surgem também inscrições em tons cobre com a expressão ‘Hybrid’, a indicar a natureza distinta desta versão. Elas podem ser encontradas na parte inferior das portas dianteiras e no portão da mala. Além disso, também o centro das jantes tem um acabamento nesta cor diferente. A bordo, além das mudanças na apresentação das informações acima referidas, a marca destaca o cocktail tecnológico formado pelo ecrã de 8” no infotainment e os tablets amovíveis de 10,2” do Bentley Entertainment nos bancos traseiros, que contam com conetividade 4G, Wi-Fi e Bluetooth. Uma última referência para o facto do silêncio de rolamento em modo elétrico do Bentley Bentayga Hybrid poder ser contrariado a bordo através de qualquer um dos quatro sistemas audio disponíveis, o mais potente com 1950 watts e 18 saídas de som.