Publicidade

Sabe o que são baterias de ferro-ar? Conheça as suas vantagens

Texto: Carlos Moura
Data: 14 de Agosto, 2023

Mais baratas e com maior capacidade do que as de iões de lítio são algumas das vantagens das baterias de ferro-ar. 

A indústria automóvel tem vindo a procurar novas tecnologias para as baterias de tração dos veículos elétricos. Além das tradicionais baterias de níquel-cádmio, iões de lítio, estado sólido ou de sódio surgiu uma nova alternativa, a de ferro-ar, que é mais barata e com maior capacidade.

As baterias de ferro-ar utilizam ferro, o oxigénio do ar e água para armazenar energia. Esta última é obtida através da oxidação do ferro, isto é, da reação do ferro com o oxigénio. 

Ao contrário do que se poderá pensar, estas baterias não são assim tão inovadoras, já que na década de ’70 se começou a trabalhar nelas, mas acabaram por não vingar devido às dificuldades que apresentavam. Recentemente, a empresa Form Energy voltou a recuperar o conceito e está a trabalhar para que funcionem e possam ser utilizadas na rede elétrica.

Como funciona

Para que se possa obter energia a partir da oxidação do ferro existe uma peça de ferro porosa que serve de ânodo, uma solução eletrolítica (água) e o oxigénio do ar que funciona como cátodo, mas este não se encontra dentro bateria. O oxigénio entra na bateria através de uma membrana que o retém e impede que volte a sair.

Quando a bateria descarrega, o oxigénio entra na bateria e quando entra em contacto com a solução eletrolítica, o ferro fica oxidado.

Ao carregar, o processo é o oposto. A aplicação de uma corrente elétrica fará com que o óxido se transforme outra vez em ferro e o oxigénio sai da bateria. 

A Form Energy refere que encontrou uma forma de evitar que o ferro oxide automaticamente, controlando as condições em que se encontra. Enquanto a bateria estiver carregada não haverá oxigénio e só quando está descarregada é que terá oxigénio. 

Materiais abundantes

As baterias de ferro-ar podem constituir uma alternativa às de lítio por vários motivos. Em primeiro lugar, o lítio é um material escasso e a sua procura é muito elevada devido ao crescimento do mercado de veículos elétricos. Como consequência, o seu preço tem vindo a aumentar, com reflexos ao nível do custo da bateria.

LEIA TAMBÉM
Além de fortalecer os dentes. Flúor pode ser a solução das baterias do futuro

Por sua vez, as baterias de ferro-ar utilizam materiais abundantes e económicos: ferro, ar e água. Isto faz com que o custo de produção seja substancialmente inferior. Além de serem abundantes diminuem a dependência de países como a China para a obtenção dos materiais necessários para a sua construção.

As baterias de ferro-ar apresentam-se como uma solução perfeitamente viável. Jeff Bezos (Amazon), Bill Gates (Microsoft) e Richard Branson (Virgin Group) tem vindo a investir fortemente nesta tecnologia porque acreditam nela e no seu futuro.