Mobieco

Bateria para carro elétrico que carrega em 10 minutos com 320km de autonomia

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 31 Outubro, 2019

Uma equipa de investigadores da Universidade de Pensilvânia nos Estados Unidos da América (EUA) está a desenvolver uma bateria de lítio em que será possível recarregar carros elétricos de forma consideravelmente mais rápida.

De acordo com esta academia norte-americana, esta nova bateria consegue ter energia suficiente para realizar cerca de 320 quilómetros e carrega-se em apenas 10 minutos.

Com uma equipa multidisciplinar e multicultural, o grupo de investigação desta universidade dos EUA garante que o segredo para que esta bateria consiga estes resultados está no aquecimento rápido da mesma.

“Além de carregamento rápido, o design [que estão a conceber] permite limitar a exposição da bateria a temperaturas altas durante o carregamento, originando, deste modo, um ciclo de vida muito longo”, esclareceu o líder do estudo, Chao-Yang Wang, citado pelo The Independent.

Os estudos a esta nova bateria apontam também que este novo dispositivo dure mais tempo do que o habitual, isto é, enquanto que as baterias normais de automóveis elétricos começam a perder autonomia depois de 60 carregamentos, esta nova bateria é capaz de durar cerca de 1.700 ciclos.