Os israelitas da StoreDot estão a desenvolver uma bateria inovadora que promete deixar obsoletos os motores de combustão. O objetivo é recuperar até 160 quilómetros num carregamento de apenas cinco minutos. Produção está prevista arrancar em 2024.
A empresa israelita StoreDot está a desenvolver uma bateria inovadora que promete recuperar, no futuro, até 160 quilómetros de autonomia em apenas dois minutos. Esta tecnologia já suscitou interesse, investimentos acordos de colaboração e fornecimento de empresas como a Daimler (Mercedes-Benz), Polestar, VinFast e Volvo.
Mais a curto prazo, a StoreDot tem a intenção de produzir grandes volumes das células 100in5 para que já no próximo ano sejam instaladas em baterias que poderão recuperar até 160 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos de carga.

A tecnologia utilizada atualmente pela StoreDot está baseada em baterias com ânodos de sílicio, denominada pela empresa como XFC (Extreme Fast Charging), para depois fazer evoluir para uma nova geração de baterias de estado semi-sólido e posteriormente de estado sólido e sem lítio em 2032.
As primeiras baterias da StoreDot já deveriam ter sido enviadas para serem testadas e validadas para marcas como a Mercedes-Benz e Volvo.
Menos capacidade e mais densidade
A visão da StoreDot para a sua bateria vai muito mais além do que conseguir menores tempos de carga rápida, mas também poupar tempo aos utilizadores de automóveis elétricos. A StoreDot acredita em acredita de menor capacidade, mais económicas e leves, as quais permitirão o desenvolvimento de automóveis elétricos mais eficientes, já que necessitariam de baterias com menor capacidade para percorrer mais quilómetros.

Por exemplo, para um automóvel com mais de duas toneladas e bateria de 80 kWh com autonomia de 480 quilómetros, a StoreDot propõe uma tecnologia que permita utilizar baterias de 50 kWh num automóvel com menos 200 quilos de peso, mais económico, e com autonomia de até 322 quilómetros.
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O mais recente desenvolvimento alcançado pela StoreDot no seu processo de testes e validação consistiu na demonstração de que as suas células de bateria não sofrem degradação nos ciclos extremamente rápidos de carga, ou melhor dizendo, que a degradação das células não aumenta comparativamente as células carregadas em ciclos de carga lenta.
Testes de validação
Nos seus testes, a StoreDot validou o rendimento das células de bateria 100in5, que serão as primeiras a serem produzidas em grandes volumes a partir do ano que vem. Nos testes foi efetuada uma comparação com o rendimento e degradação das células que foram recarregadas lentamente a 0 a 100% , simulando casos reais, durante mil ciclos consecutivos, com o rendimento das células carregadas em modo ultrarrápido de 10% a 80% em dez minutos e de 0% a 10% e de 80% a 100% em carga lenta, também durante mil ciclos consecutivos.

Se pensarmos que mil ciclos consecutivos de carga numa bateria de 50 kW que oferece uma autonomia de 320 quilómetros, isto permitirá percorrer um total superior a 320 mil quilómetros.