Barcelona carrega carros elétricos com energia do metro

O metro de Barcelona está a usar energia oriunda dos seus travões para alimentar a rede de carregadores de veículos elétricos da cidade.

Barcelona está a transformar a energia dos travões dos seus comboios de metro em eletricidade para alimentar pontos de carregamento para veículos elétricos.

O projeto chama-se MetroCharge e já está ativo em 16 estações da cidade, onde a energia dos travões dos comboios subterrâneos está a ser utilizada para alimentar estações de carregamento exteriores, depois de alimentar os comboios e as próprias estações.

Mais eficiência e com menos custo

Esta abordagem para o planeamento energético urbano está a destacar-se pela sua eficiência.

Como explicou Álvaro Luna, professor de engenharia eletrotécnica na Universidade Politécnica da Catalunha, à Euro News, ao redirecionar a energia recuperada diretamente para os carregadores elétricos mais próximos, evita-se o retorno à rede elétrica geral.

Isto permite uma redução de custos para os fornecedores e, potencialmente, para os utilizadores.

Solução urbana com impacto nacional

A TMB (Transports Metropolitans de Barcelona) estima recuperar os 7,3 milhões de euros investidos – com apoio da União Europeia – em apenas quatro anos, graças à poupança energética.

Além disso, o sistema inclui painéis solares e já cobre todas as necessidades energéticas das 28 estações da rede, poupando 6% do consumo total do metro.

Este projeto surge num momento crítico para a transição energética na Europa e em Espanha, que não só tem enfrentado desafios como a necessidade urgente de instalar mais pontos de carregamento para veículos elétricos, como também está a sentir o impacto das alterações climáticas, como as recentes inundações em Valência.

Contudo, apesar de iniciativas públicas e investimentos como uma fábrica de baterias da CATL e Stellantis em Saragoça, o país continua aquém das metas que traçou em 2021.

  • Stellantis e CATL anunciam milhões para fábrica de baterias

    ID: 204271 | 5848799493

De acordo com a ANFAC, a Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Camiões, Espanha tem 37 mil postos de carregamento, abaixo do objetivo de 100 mil que estabeleceu há quatro anos.