Ayvens: Volvo EX30 volta a ser eleito “Carro Frota”

A gestora Ayvens organizou mais uma edição do Prémio Carro de Frota e o vencedor pelo segundo ano consecutivo foi o Volvo EX30. Pela primeira vez em duas décadas não houver qualquer finalista com motorização diesel. Sinal dos tempos…

Pelo segundo ano consecutivo, o Volvo EX30 foi o vencedor da 21ª edição do Prémio Carro Frota da Ayvens. Esta distinção tem como objetivo reconhecer os veículos que melhor respondem aos desafios das empresas e às exigências da mobilidade. Um dos critérios mais importantes, que tem um peso de 50%, é o custo total de utilização (TCO).

O vencedor da 21ª edição do “Prémio Carro Frota” 2025 ficou conhecido durante uma cerimónia realizada em Lisboa, que contou com a presença de representantes da Ayvens - gestora de frotas líder no mercado de renting em Portugal - das marcas automóveis concorrentes e de um painel de 11 jurados constituído por gestores de frotas de empresas de vários setores de atividade que, no seu conjunto, têm mais de 6000 viaturas em parque.

Segundo o júri, a transmissão, a facilidade e posição de condução, bem como a visibilidade exterior do condutor foram os aspetos mais valorizados pelo júri. Para além da pontuação elevada do júri,  também o TCO deste modelo foi fundamental para a conquista do primeiro lugar pelo Volvo EX30 69 kWh Single Motor Extended Range 272 cv.

Pela primeira vez em mais de duas décadas nenhum veículo, dos 12 a concurso, participou na competição, e cerca de 80% eram eletrificados, isto é, híbridos plug-in (PHEV) ou elétricos a bateria (BEV). Os veículos concorrentes foram divididos em quatro categorias: Utilitário, Utilitário SUV, Pequeno Familiar e Médio Familiar.

Avaliação criteriosa

O processo de avaliação consistiu numa série de test drives na Herdade da Cortesia, em Avis, durante os quais os jurados tiveram a oportunidade de experimentar e avaliar os veículos em condições reais de condução. Cada modelo foi analisado com base em diversos critérios, nomeadamente o habitáculo, o conforto, a estética, o motor e a dinâmica de condução.

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.

O Volvo EX30 69 kWh Single Motor Extended Range 272 cv ganhou igualmente na categoria de Utilitário SUV. Por sua vez, o Renault 5 52 kWh Techno Autonomia 150 cv ganhou na categoria Utilitário, o Renault Scénic E-Tech 60 kWh Evolution 170 cv na Pequeno Familiar e o Tesla Model Y Long Range Tração Traseira 299 cv na Médio Familiar.

Apoiar a transição

“O Prémio Carro Frota reflete a evolução do mercado automóvel e o compromisso da Ayvens em promover e apoiar uma transição para a mobilidade elétrica. Esta 21.ª edição demonstra que a inovação tecnológica e a eletrificação são já uma realidade incontornável”, afirma António Oliveira Martins, diretor-geral da Ayvens Portugal.

“A nossa missão é continuar a apoiar particulares e empresas portuguesas na transição para uma mobilidade mais responsável, sem comprometer o desempenho e o conforto que os nossos clientes valorizam”, sublinha o responsável.