Mobieco

Publicidade

Autocarros chineses lideram vendas no mercado português

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Janeiro, 2024

Os chineses da Zhong Tong foram líderes de vendas no mercado português de autocarros, suplantando marcas tradicionais como a Mercedes-Benz, Iveco ou MAN.

Os fabricantes chineses de autocarros elétricos chegaram a Portugal e conquistaram o mercado nacional de pesados de passageiros, superando marcas tradicionais no nosso país como a Mercedes-Benz, Iveco, MAN ou mesmo a portuguesa CaetanoBus.

De acordo com as estatísticas da ACAP – Associação Automóvel de Portugal relativas ao ano de 2023, a marca de autocarros mais vendida no mercado português foi a Zhong Tong (ZT Bus), com 209 unidades entregues, que tiveram como destino sobretudo empresas públicas de transporte coletivo de passageiros, incluindo os STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto e também serviços de transportes urbanos municipalizados.

A Mercedes-Benz foi desalojada da liderança, descendo para a segunda posição com 198 unidades matriculadas, mas a uma distância bastante confortável da Iveco, que também desceu uma posição face a 2022, com 116 unidades vendidas. Estas duas marcas registaram diminuições nas vendas de 74,6% e 69,5%, respetivamente, o que também é natural porque até final de 2022 tiveram de ser entregues todas as unidades para os concursos da Carris Metropolitana. 

Quebra de 34,2%

Já fora do pódio surge a MAN, com 98 unidades que tiveram como destino operadores de transporte interurbano e longo curso, já que, ao abrigo da estratégia da marca, a oferta a combustão para veículos de tipologia urbana. O lugar imediato é ocupado pela portuguesa CaetanoBus que direcionou a sua atividade para os autocarros urbanos elétricos e fuel-cell, tendo matriculado 82 unidades.

LEIA TAMBÉM
Primeiros autocarros elétricos da Mercedes-Benz em Portugal foram para Leiria

A sexta posição é ocupada pela também chinesa Yutong, que comercializou 37 unidades no nosso país, mais uma do que a Irizar e mais seis do que a Isuzu.

No mercado nacional foram matriculados 984 pesados de passageiros em 2023, o que representou uma diminuição de 34,2% face aos 1496 vendidos no ano anterior.