Autocarro elétrico de turismo da MAN com autonomia de 650 km

A MAN Truck & Bus está a desenvolver um autocarro elétrico de turismo e longo curso com uma autonomia de até 650 quilómetros, tornando-se no primeiro fabricante europeu a lançar um veículo deste segmento com emissões zero.

A MAN Truck & Bus reivindica ser o primeiro fabricante europeu a lançar um autocarro de turismo elétrico que terá uma autonomia de até 650 quilómetros. O MAN Lion´s Coach 14 E vai ser apresentado ao público na feira “Busworld Europe”, em Bruxelas, no próximo mês de outubro, estando prevista a produção em série para 2026, na fábrica de Ankara, na Turquia.

O MAN Lion’s Coach 14 E beneficia da experiência alcançada pela marca alemã na gama urbana e interurbana com o Lion’s City E, que registou mais de 2500 unidades vendidas desde 2019.

Para aplicação em operações de turismo e de longo curso, o fabricante de Munique apostou na tecnologia introduzida no MAN eTruck, designadamente o grupo propulsor elétrico, assim como as baterias com química NMC, as quais são produzidas na fábrica de Nuremberga, na Alemanha. A bateria estará disponível com uma capacidade de 356 kWh a 534 kWh, permitindo percorrer até 650 quilómetros entre carregamentos.

Segundo afirma Heinz Kiess, diretor de marketing de produto autocarro da MAN, a capacidade de carregamento CCS com potência de até 375 kW em combinação com os períodos de descanso obrigatórios do motorista, possibilita um perfil de utilização semelhante a um autocarro diesel.

Com a infraestrutura de carregamento megawatt (MCS) com potência até 750 kW, que já se encontra em desenvolvimento, os autocarros elétricos irá alargar ainda mais o seu campo de atuação para viagens de longo curso.

Smart Flow Design

A base do eCoach é o testado e experimentado Lion´s Coach, apresentado em 2017. Na primeira fase será proposto na versão de três eixos com 13,9 metros de comprimento e um peso bruto máximo admissível de 27,3 toneladas.

No que se refere à imagem, o MAN eCoach estreia o conceito “Smart Flow Design", que estabelece novos padrões no setor, aliando uma estética inteligente à máxima eficiência aerodinâmica e a pormenores tecnológicos de excelência. A equipa de design da MAN conseguiu reduzir o valor Cd de 0,34 para 0,31, valor muito próximo dos SUV compactos.

O interior, por sua vez, apresenta um moderno cockpit digital e o sistema de controlo intuitivo MAN SmartSelect. A orientação centrada no condutor, aliada a sistemas de assistência avançados, proporciona mais conforto e segurança a bordo

Em termos de espaço, o primeiro autocarro elétrico de turismo europeu irá oferecer uma lotação até 61 passageiros e também não terá limitações em termos de volume da bagageira em comparação com o seu congénere diesel, disponibilizando um mínimo de 11 m3 e um máximo de 13 m3.

Antes do início da produção em série, uma “frota inicial” do MAN Lion’s Coach 14 E será entregue a clientes pioneiros selecionados nos principais mercados europeus.