Publicidade

A meio do ciclo de vida. Audi desvenda um RS3 mais eficaz

Texto: Francisco Cruz
Data: 21 de Agosto, 2024

Embora e ao que tudo indica, com fim decretado, o empolgante Audi RS3 não deixou de receber importante atualização a meio do ciclo de vida, na pior das hipóteses, para viver até 2030. A partir daqui, com mais estilo e e tecnologia, além de inovações capazes de garantir maior eficácia e emoção. Nos concessionário já a partir de outubro de 2024.

Atualização que, segundo o próprio fabricante, visa elevar o compacto desportivo a patamares ainda não alcançados, o Audi RS3 começa por adoptar, desde logo, uma série de alterações em termos estéticos. A começar, na grelha frontal Singleframe, que ganha novo contorno, a que se juntam novas entradas de ar no para-choques, além de um lábio inferior mais pronunciado.

Audi RS3 Sportback na cor Kyalami Green
Audi RS3 Sportback na cor Kyalami Green

Ainda na frente, novas luzes diurnas em LED de aspecto mais complexo do que nunca, resultado de 24 diodos dispostos segundo uma bandeira de xadrez, sendo que, para todos aqueles que não gostem do aspecto, o sistema permite optar entre três outros displays de luz. Basta, tão-só, recorrer ao sistema de infoentretenimento do automóvel.

LEIA TAMBÉM
Chama-lhe “flexibilidade”. Audi também já admite combustão para lá de 2030

Já na traseira, farolins com novos gráficos, reflectores laterais verticais, um difusor de maiores dimensões e duas novas saídas de escape ovais com molduras pretas. Com os clientes a poderem conjugar estas soluções com uma oferta, agora ainda maior, de cores para a carroçaria, assim como de jantes de 19”, as quais tanto podem apresentar como tonalidade um preto fosco, como um cinzento escuro fosco ou ainda um preto metálico brilhante.

A cheirar como novo!…

Passando ao habitáculo, novos bancos RS em fibra de carbono, opcionais, a par de uma nova iluminação ambiente, mais costuras contrastantes nos bancos, apoios de abraço central e portas, e volante.

A Audi acrescenta, ainda, o facto do couro Nappa continuar disponível, como opcional, sendo que a marca destaca, igualmente, que, o agora renovado Audi RS3, cheira ainda melhor – resultado do esforço de uma equipa de cinco químicos, que procuraram garantir que todos os materiais escolhidos para o desportivo, emitem o cheiro perfeito a carro novo!

Cinco cilindros também em melhores companhias

Quanto ao trem de força, o fabricante de Ingolstadt decidiu manter intocado aquele que é um dos elementos emblemáticos no Audi RS3, o cinco cilindros de 2,5 litros com 400 cv e 500 Nm, capaz de atingir os 100 km/h em 3,8s, assim como uma velocidade máxima de 290 km/h, ainda que não deixando de “apurar” o “acompanhamento”.

Assim, a Audi decidiu evoluir não só o repartidor de binário, como todo o sistema de distribuição que já era totalmente variável, ao mesmo tempo que promoveu ajustes no controlo electrónico de estabilidade (ESP), no controlo selectivo de binário das rodas e nos amortecedores adaptativo. 

Melhoramentos que levam o fabricante a garantir que a subviragem é cada vez menor, que as curvas são feitas com uma precisão cada vez maior, mas também que o “oversteering” é cada vez mais fácil.

Para outubro

O atualizado Audi RS3 tem chegada prevista aos concessionários durante o próximo mês de outubro.

Audi RS3 Sedan na cor Kemora Grey
Audi RS3 Sedan na cor Kemora Grey

Quanto a preços e embora, para já, sem valores definidos para mercados como Portugal, o novo RS3 vai estar disponível no mercado alemão com um preço de entrada de 66 000€, com o três volumes a custar apenas mais 2 000€, ou seja, 68 000€.