Audi R8

Publicidade

Um desportivo de imagem… elétrico. Audi já estuda sucessor para o R8

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Setembro, 2022

Modelo cujo futuro continua incerto, o Audi R8 pode, final, vir a ter um sucessor. Nesta nova etapa, com o posicionamento de carro de imagem ainda mais assumido e, principalmente, na forma de um desportivo de duas portas…elétrico.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, com base com fontes internas não-identificadas da Audi, as quais acrescentam que, embora mantendo o mesmo posicionamento, ou seja, de um verdadeiro desportivo, o novo modelo perderá a designação R8, adoptando, igualmente, uma linguagem de design totalmente diferente.

De resto e ainda segundo as mesmas fontes, o novo modelo manterá a configuração de apenas duas portas, além da “responsabilidade” de continuar a ser a proposta mais potente de toda a gama da Audi.

Apontado já por diversas vezes como um modelo para acabar, o Audi R8 parece que, afinal, vai mesmo ter sucessor
Apontado já por diversas vezes como um modelo para acabar, o Audi R8 parece que, afinal, vai mesmo ter sucessor

Quanto à base, a Autocar refere que o sucessor do atual R8 pode vir a dispor de uma nova plataforma, desenvolvida em conjunto com a Porsche. Embora também esteja em cima da mesa a possibilidade de vir a utilizar a futura SSP Sport, arquitectura em que os dois fabricantes estão já a trabalhar, com o intuito de substituir a atual J1. Esta última, a base, tanto do Porsche Taycan, como do Audi e-tron GT.

LEIA TAMBÉM
Audi R8 RWD vs. BMW M5 Competition. Duelo alemão reacende velha rivalidade

No entanto e caso o problema, relativamente à SSP Sport, seja a impossibilidade de reduzir suficientemente as dimensões para acomodar um desportivo mais curto, outra solução poderá ser a plataforma em que a Porsche tem vindo, ingualmente, a trabalhar e que se destina a albergar as próximas gerações, já totalmente elétricas, tanto do 718 Boxster, como do Cayman. Desportivos cujas dimensões poderão vir a ser muito semelhantes às do sucessor do R8.

Uma última edição…

Quanto ao R8 atual, que a Audi assumiu já estar em final de vida, terá ainda direito a uma última edição especial, muito provavelmente o R8 RWD GT, cuja apresentação deverá ter lugar ainda em 2022, lá mais para o final do ano.

Já no que diz respeito ao “parar das máquinas”, tudo aponta para que todas as variantes ainda em produção, deixem a linha de montagem, no final de 2023.