Audi R8 LMS GT3 – Culto da Evolução

Texto: António Amorim
Data: 27 Abril, 2019

Se tiver 400 mil euros disponíveis, uma paixão enorme por corridas e um jeito inato para a pilotagem, este pode ser o carro perfeito para si. Pode ir buscar em novembro

O motor deste R8 LMS GT3 continua a ser o soberdo V10 de 5.2 litros com 585 cv de potência dos R8 LMS anteriores, mas a evolução é importante, tanto no capítulo da aerodinâmica como no sistema de arrefecimento. Há também importantes avanços na resistência e durabilidade dos componentes, a olhar aos custos das equipas privadas a quem o carro se destina, ficando disponível para entrega já a partir de novembro.

Não deixa de ser um investimento elevado, com a marca a anunciar um preço de 398 mil euros por unidade (sem impostos). As equipas que já tiverem modelos de gerações anteriores ao serviço não ficam arredadas do upgrade, já que a marca disponibiliza o kit de atualização por 28 mil euros mais IVA.

Destinado à temporada desportiva de 2019, este R8 LMS com regulamentação GT3 constitui o quarto lançamento da Audi Sport costumer racing em quatro anos, seguindo-se à segunda geração do R8 LMS de 2015, ao RS 3 LMS TCR de turismo (2016) e ao R8 LMS GT4 de 2017. Uma estirpe que já obteve inúmeros sucessos, tanto nos campeonatos de resistência como de velocidade. Para além das vitórias em Daytona, Dubai, Laguna Seca, Nurburgring, Sepang e Spa nas provas de resistência, o R8 LMS soma no currículo títulos no campeonato FIA GT e Intercontinental GT Challenge.

 

A somar aos referidos melhoramentos na aerodinâmica e arrefecimento, que resultam em diferenças substanciais na aparência desta nova versão, especialmente na zona frontal, o R8 LMS GT3 recebeu elementos de transmissão otimizados, para maior durabilidade, com a marca a garantir que o investimento no novo kit vai compensar mesmo nos carros já existentes, devido ao prolongamento dos intervalos de assistência. A embraiagem de competição, com três discos, os dentes das engrenagens e os rolamentos foram todos modificados sendo agora mais resistentes e duradouros.

Esta versão de competição nasce na mesma linha de montagem do R8 Coupé e pressupõe um intervalo de assistência de 10 mil quilómetros, com intervenções mais aprofundadas a cada 20 mil quilómetros. Os engenheiros da Audi também conseguiram arranjar forma de reduzir o desgaste do autoblocante, para além de terem aplicado um novo elemento em plástico reforçado a fibra de carbono (CFRP) na parte traseira, de forma a cumprir as normas de segurança exigidas para a categoria Le Mans Series. A marca anuncia ainda um ganho de 39 por cento na rigidez torcional.

Esta versão desportiva mais vocacionada para os privados não deixa de se basear bastante no Audi R8 de produção, mas ficou cerca de 30 kg mais leve, pesando agora 1225 kg em vazio. A estrutura space frame é de alumínio, enquanto o túnel central e antepara traseira são feitos em fibra de carbono. Recebe um novo splitter dianteiro, para um aumento da força descendente aplicada sobre a parte frontal, assim como novas afinações de suspensão que lhe alteram a distância ao solo de forma a garantir que as diversas situações de condução têm menos efeitos na forma como o carro se relaciona com o vento, daqui resultando maior estabilidade aerodinâmica.

O fluxo de ar direcionado para os travões foi muito melhorado, tanto para os dianteiros, através das entradas de ar do para-choques frontal, como para os traseiros, havendo grandes melhoramentos na libertação de temperatura dos discos nas exigentes situações de competição.

 

Audi R8 LMS GT3

Preço: 398 000 € (antes de impostos)

Kit: 28 000 € (antes de impostos)

Motor: V10; 5.2 litros; 585 cv

Peso: 1225 kg

Revisões: 10 mil km

Rigidez: + 39%

Artigo publicado na Edição Premium da Revista Turbo 446, de novembro de 2018. Adquira a nossa edição digital ou assine a Turbo e tenha acesso a mais conteúdos exclusivos