Audi Q5 e-hybrid vem com 100 km de autonomia elétrica

A Audi vai introduzir versões híbridas plug-in na gama Q5, que estarão disponíveis em dois níveis de potência combinada, com 299 cv ou 367 cv, e autonomia de até 100 quilómetros, graças ao aumento de 45% da capacidade bruta da bateria para 25,9 kWh. Lançamento está previsto para o terceiro trimestre.

A Audi está a alargar a oferta da gama Q5 com as novas versões híbridas com bateria recarregável externamente (e-hybrid) que se vêm juntar às de combustão com tecnologia MHEV plus.

Os novos Q5 SUV e-hybrid quattro e Q5 Sportback e-hybrid quattro estão equipados com um propulsor a gasolina de 2,0 litros de 251 cv e um motor elétrico, sendo ambos propostos em dois níveis de potência combinada: 299 cv ou 367 cv. O sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem eletrificada, que, em conjunto com a tração integral quattro ultra   

A primeira motorização permite ao SUV e a Sportback acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos, baixando o tempo para 5,1 segundos na mais potente. Em qualquer dos casos, a velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

O aumento da autonomia em modo elétrico para os 100 quilómetros deve-se ao incremento de 45% da capacidade da bateria relativamente à modelo anterior para 25,9 kWh brutos e 20,2 kWh úteis. O carregador de bordo tem uma potência de 11 kW, sendo possível recuperar a carga total em cerca de 2h30m.

Ambos os Audi Q5 e-hybrid dispõem de dois modos de funcionamento: “EV” e “híbrido”. No primeiro, os veículos utilizam exclusivamente energia elétrica para circular. Na segunda opção, o sistema eletrónico da gestão híbrida mantém um nível de carga específico conforme necessário, de forma a conservar energia elétrica suficiente para uma posterior utilização. Além do modo híbrido automático, o nível de carga desejado pode agora ser selecionado individualmente pela primeira vez através de um controlo deslizante digital.

Travagem regenerativa de três níveis

Os novos Q5 SUV e-hybrid quattro e Q5 Sportback e-hybrid quattro receberam ainda um sistema de travagem regenerativo que no modo EV pode ser ajustado em três níveis através das patilhas no volante. O veículo recupera energia automaticamente quando esta função está ativada. Esta recuperação baseia-se nos dados da rota armazenados no sistema de navegação.

O Audi Q5 SUV e-hybrid quattro e o Audi Q5 Sportback e-hybrid quattro também conseguem recuperar energia automaticamente mesmo sem orientação de rota ativa.

A marca alemã reivindica que o sistema de gestão híbrida foi concebido para garantir eficiência, flexibilidade e o máximo conforto para o condutor, selecionando automaticamente a estratégia de funcionamento ideal.

A suspensão pneumática adaptativa é de série nestas versões PHEV do Audi Q5.

Equipamento alargado

O equipamento completo é um dos argumentos do Q5 e-hybrid. A versão de 299 cv oferece estofos em couro e revestimento sintético, enquanto a de 367 cv acrescenta faróis LED Matrix e o monitor MMi para o passageiro da frente.

O pacote interior S line, com bancos desportivos em combinação de couro com revestimento sintético em preto, bem como jantes aero de liga leve de 19 polegadas com design de dez braços e pinças de travão pintadas de vermelho, também estão incluídos de série.

Um elemento especialmente prático é o banco traseiro totalmente ajustável, que pode ser deslocado longitudinalmente e cujo ângulo de inclinação das costas também pode ser regulado. Esta solução prática permite aumentar o volume da bagageira ou o conforto dos passageiros traseiros, conforme necessário. Ao mesmo tempo, o banco traseiro acomoda confortavelmente três ocupantes.

O SUV oferece uma bagageira com 438 litros de volume; o Sportback disponibiliza 433 litros de espaço para arrumação. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume de carga aumenta até 1358 litros no SUV e 1300 litros no Sportback.

O Audi Q5 SUV e-hybrid quattro e o Audi Q5 Sportback e-hybrid quattro são produzidos na fábrica de San José Chiapa, no México e estarão disponíveis para encomenda na Europa a partir de meados de junho de 2025, mas os preços ainda não foram revelados. O lançamento inicial está planeado para o terceiro trimestre do corrente ano.