Mobieco

Audi Q4 e-tron: basta esperar até 2020

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 Março, 2019

O Audi Q4 e-Tron concept mostra-nos um segundo SUV elétrico da marca dos quatro anéis, que deve estar no mercado já no próximo ano

Depois de ter sido o primeiro fabricante premium germânico a lançar no mercado a nova fase da ofensiva elétrica (pois o pontapé de saída já foi dado há uns anos na Baviera…), a Audi continua a mostrar forte ambição em expandir a oferta nesta campo. E se no início do ano tivemos a garantia do envolvimento da Audi Sport neste projeto, prometendo o lançamento de modelos mais desportivos, agora em Genebra é a oferta de SUV de emissões 0 que surge novamente na ribalta. Para tal foi revelado o Audi Q4 e-Tron Concept, que vem anunciar um modelo colocado abaixo do atual e-Tron (4,59m do protótipo contra 4,90m) e deve derivar num veículo de produção em série já para 2020.

Este modelo recorre a dois motores elétricos que garantem tração independente a cada eixo. Com a potência máxima situada nos 306 cv, o Audi Q4 e-Tron Concept funciona de base como um modelo de tração à retaguarda, com 204cv e 310Nm, o que reduz o consumo de energia. Mas, em terrenos de baixa aderência ou perigos como derrapagens, os 102cv e 150Nm da dianteira são também chamados ao serviço. Relativamente às acelerações, são apenas 6,3 segundos para este SUV chegar aos 100km/h, enquanto a velocidade máxima fica colocada nos 180 km/h.

Tal como novidades de outras marcas do Grupo VW em Genebra (como o Skoda iV ou o Volkswagen ID Buggy), também neste caso temos a plataforma MEB a servir de base. Ela permitiu colocar os 510kg de peso do pack de 82 kWh entre os dois eixos, ajudando assim a garantir uma distribuição de peso na perfeição (50:50). Podendo receber cargas até 125kW de potência (mais que o Tesla mas menos que o Polestar 2, por exemplo), a autonomia anunciada supera os 450km. Para lidar com o peso destas baterias, a marca optou por uma suspensão McPherson na dianteira e multibraço atrás, mas sempre com recurso a amortecedores com controlo eletrónico.

O exterior apresenta algumas semelhanças com o “irmão” e-Tron. Como por exemplo, na adoção de uma grelha de generosas dimensões na dianteira do Audi Q4 e-Tron Concept, e também na faixa luminosa a toda a largura da retaguarda. Da imagem exterior a marca destacou ainda o que designa como “asas” sobre as quatro rodas, em homenagem aos modelos mais clássicos. E estes elementos estéticos captam ainda olhares para as imensas jantes aerodinâmicas de 22” do Audi Q4 e-Tron Concept.

Com os 2,77 metros de distância entre os eixos, este SUV consegue garantir generosas áreas num habitáculo marcado pela tecnologia. É verdade que a digitalização das informações não é uma novidade para a marca de Ingolstadt, que com o seu Virtual Cockpit lançou o mote para a colocação dos painéis de instrumentos digitais. Como tal, não admira que a marca opte também por esta configuração para o Audi Q4 e-Tron Concept, mas com a particularidade de existirem grafismos próprios para a mobilidade elétrica. Neste cocktail digital, onde se inclui ainda um head-up display com projeções de grandes dimensões e realidade aumentada, referência para o elegante trabalho artístico que integra o ecrã central na decoração contrastante a preto que sobressai no tablier. E com toda esta profusão de ecrãs totalmente integrada nos (altos) patamares de qualidade a que a marca germânica já nos habituou…

 

Veja também:

As novidades do Salão de Genebra
Audi lança documentário do desenvolvimento do e-Tron
R8 V10 Decennium celebra uma década de alta potência
Audi e-Tron escala pista de gelo
Gama alargada de híbridos Audi presente em Genebra
Gareth Bale contraria “tendência” Diesel no Real Madrid

Partilhar