Audi Q3 está mais crescido


Data: 16 Abril, 2019

O novo Audi Q3 cresceu face ao modelo anterior e tem uma aparência mais desportiva e distinta. Está disponível com um motor a gasolina de 150 cv (42 mil euros) e dois blocos 2.0 TDI de 150 cv (49 mil euros) e 190 cv (60 mil euros).

 

A Audi prossegue a renovação e ampliação da sua oferta SUV. O novo Q3 tem diversos elementos estilísticos “decalcados” do Q8 o que, a par do aumento das dimensões, lhe confere uma aparência mas desportiva e ainda mais premium. A utilização da plataforma MQB traduziu-se num aumento das dimensões da carroçaria que é agora mais comprida quase 10 centímetros e mais larga, mas, também, mais baixa, para acentuar a pose mais dinâmica. Com o mesmo objetivo, destaque para os flancos alargados e para as cavas de rodas bem marcadas, que podem receber jantes de 17 a 20 polegadas.

Do aumento das dimensões e maior distância entre eixos beneficia a habitabilidade, num interior que recebeu uma importante atualização. O espaço na frente e na traseira é generoso e a vertente familiar é reforçada pela bagageira cuja capacidade ascende a 530 litros. Porém, uma vez que o assento traseiro desliza numa calha e o encosto pode adotar diferentes ângulos de inclinação, podemos otimizar o espaço para ocupantes ou para bagagem que, neste caso, pode ascender a 675 litros, mesmo com todos os bancos colocados.

Além do espaço e da versatilidade o interior é marcado pela apresentação cuidada, com excelentes materiais e equipamentos de última geração. São os casos do “Virtual Cockpit”, inteiramente digital, que nos permite configurar as informações que surgem à nossa frente num ecrã de 10 polegadas, bem como do ecrã central que pode ter até 12.3 polegadas e a partir do qual comandamos as principais funções que, em muitos casos, podem também ser acionadas a partir do volante multifunções. Ainda em relação a este “display” de alta resolução “touch” de referir a possibilidade de nele espelharmos as principais funcionalidades do nosso telemóvel, permitindo-nos, por exemplo, o acesso à Internet e ao email.

Da longa lista de equipamento destacamos, ainda, a camara de visão 360 graus, bem como os dispositivos de segurança e apoio à condução mais avançados, como o cruise control e os sistemas que monitorizam o trânsito à nossa frente (Audi Pre Sense), podendo mesmo, imobilizar automaticamente o veículo, evitando uma colisão ou atropelamento.

Para potenciar um estilo de condução que privilegia o conforto, a economia ou uma atitude mais desportiva, o Drive Select Drive oferece-nos seis modos de condução, que ajustam o amortecimento da suspensão, a assistência da direção e a resposta ao acelerador.

Nesta fase inicial de comercialização o Audi Q3 está disponível com três motorizações. A gasolina, a “responsabilidade” é entregue ao bloco 1.5 TFSI (turbo de injeção direta) que tem a particularidade de desligar dois dos quatro cilindros, quando rolamos a regimes baixos, para assim garantir melhores consumos. Esta versão 35 TFSI custa  42 mil euros e está associada à tração dianteira e a uma caixa manual de seis velocidades

Já a oferta diesel está confiada ao bloco 2.0 TDI, com duas versões: 35 TDI (49 mil euros) de 150 cv com tração dianteira, e 40 TDI (60 mil euros) de 190 cv, neste caso exclusivamente com tração integral (quattro), em ambos os casos tendo associada a caixa de velocidades S-Tronic  de dupla embraiagem). Para o verão está prevista a chegada de duas versões mais potentes a gasolina (190 cv e 230 cv), para em outubro ser lançado o desportivo RS Q3.

 

Leia Também

Audi Q3 com versão elétrica

Os Audi Q elétricos

Partilhar