Já está disponível para encomenda em Portugal, o Audi de produção mais potente de sempre, o RS e-tron GT Performance que com os seus 925 cv consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos.
Com 925 cv, o RS e-tron GT Performance totalmente elétrico passou a ser o automóvel de produção mais potente da Audi. A linha motriz deste coupé de quatro portas compreende dois motores síncronos ímanes permanentes (PSM), com 252 kW (342 cv) à frente e 415 kW (564 cv) atrás.
O Launch Control pode utilizar brevemente os recursos da bateria de alta tensão (HV) e dos motores elétricos para alcançar uma potência de até 680 kW (925 cv). Em termos de prestações, a marca dos quatro anéis anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h.
Para garantir uma melhor previsibilidade e melhores prestações especialmente no modo de performance, a gestão térmica foi adaptada e a interconexão inteligente dos quatro circuitos de regeneração.
Assim, quando é utilizada uma potência aumentada, o sistema de gestão térmica ativa o circuito de ar condicionado para garantir que a bateria de alta tensão (HV) seja suficientemente arrefecida. O circuito de refrigeração adaptado regula a temperatura do interior do veículo enquanto simultaneamente e ativamente baixa a temperatura nos circuitos de refrigeração da bateria HV e dos dois motores elétricos do RS e-tron GT Performance.
Os motores elétricos recebem energia de uma bateria com uma nova química células, com um rácio de mistura ajustado de níquel, cobalto e manganês, e uma capacidade bruta de armazenamento de 105 kWh (97 kWh líquidos).
Por sua vez, a potência de carregamento em corrente contínua passou a ser de 320 kW, permitindo recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em 18 minutos.
Modos específicos RS
O Audi RS e-tron GT Performance vem equipado de série com uma nova suspensão pneumática, que utiliza tecnologia de 2 câmaras/2 válvulas. Segundo a marca alemã, oferece vantagens distintas relativamente à dinâmica de condução sem comprometer o conforto. Pela primeira vez, um sistema de suspensão ativa inovador e seletivo por roda está disponível como opção.
O sistema de gestão dinâmica Audi drive select disponibiliza três perfis de condução – eficiência, conforto e dinâmica – e dois modos específicos RS – RS1 e RS2 – que são configuráveis individualmente, permitindo ao condutor ajustar a condução, a suspensão, a altura da carroçaria e o som. Estes modos podem ser ajustados diretamente no comando de controlo à direita dos dois botões vermelhos no volante, que é plano na parte superior e inferior.
Como característica exclusiva, o RS e-tron GT Performance dispõe do modo RS Performance, concebido para a configuração ideal em circuitos exigentes e em caminhos de montanha sinuosos. As forças verticais nas rodas foram melhoradas para proporcionar a melhor dinâmica neste modo. Estas características especiais permitem um perfeito controlo do binário de propulsão nos limites de aderência.
LEIA TAMBÉM
RS e-tron GT Performance. Conheça o Audi mais potente de sempre
O modo Performance ajusta igualmente as características do controlo de deslizamento, vectorização de binário, afinação da suspensão, aerodinâmica e estratégia de arrefecimento. Neste modo, é utilizada a mesma estratégia de mudança de velocidades que no modo Dinâmico, o que significa que o RS e-tron GT Performance mantém a primeira marcha da caixa de duas velocidades o máximo de tempo possível para tornar a aceleração mais dinâmica.
Imagem exterior distinta
Esteticamente, o RS e-tron GT Performance distingue-se pelos elementos específicos.O teto em carbono escurecido em mate, opcional, pode ser combinado com outros detalhes em carbono, que a Audi está a utilizar pela primeira vez e são exclusivos para esta variante.O acabamento em carbono é aplicado nos revestimentos do para-choques, na faixa lateral, em partes do difusor e nos espelhos laterais. A nova cor exterior Bedford Green também está disponível especificamente para o RS e-tron GT Performance.
O Audi RS e-tron GT Performance vem equipado de série com jantes de múltiplos aros de 20 polegadas, que montam pneus otimizados para resistência ao rolamento e maior autonomia. As versões opcionais de 21 polegadas oferecem cinco designs de jantes e dois tipos de pneus com características distintas.
Novo pacote de design interior
O interior está disponível no novo e exclusivo pacote de design que inclui costuras em Serpentine Green para combinar com o exterior Bedford Green e bancos ajustáveis em 18 posições. Os acabamentos decorativos também estão disponíveis em carbono mate para corresponder ao exterior.
Em homenagem ao Audi Avant RS 2 de 1994, cujos mostradores analógicos também eram brancos, o RS e-tron GT Performance inclui um indicador de potência e um velocímetro brancos como características digitais especiais.
O condutor tem a possibilidade de ajustar o som do veículo, desde a tranquilidade de um sistema elétrico até uma experiência sonora mais envolvente. O som desportivo, forte e de alta qualidade do e-tron Sport vem de série.
Como uma expressão audível do carácter progressivo do Gran Turismo, o som no habitáculo foi trabalhado para este modelo Performance. A afinação foi feita com precisão, especialmente na faixa de velocidade sem carga de 70 a 90 km/h. No porta-bagagens, encontram-se duas unidades de controlo e amplificadores que geram sons distintos para o exterior e para o interior, emitidos através de dois altifalantes – um para fora e outro para dentro do veículo.
Em termos de preço de venda ao público, o Audi RS e-tron GT Performance está disponível a partir de 166 163 euros.