AUDI E5 Sportback soma mais de 10 mil reservas na China

O primeiro modelo elétrico da Audi e da SAIC foi pensado exclusivamente para o mercado chinês e está a superar as expectativas com mais de 10 mil reservas registadas desde a abertura das pré-encomendas.

O lançamento do AUDI E5 Sportback representa um marco importante para a estratégia da Audi na China.

A marca alemã criou uma submarca independente em parceria com a SAIC exclusiva ao mercado, com o objetivo de consolidar a sua posição no mercado asiático de veículos elétricos.

E a verdade é que o percurso do seu primeiro modelo está a começar numa nota positiva: desde o momento em que as pré-encomendas abriram, a nova Audi registou mais de 10 mil reservas em apenas meia hora.

Apesar destas reservas não implicarem depósitos não reembolsáveis, o volume de interesse é um forte sinal de procura e de entusiasmo em torno do novo modelo.

E5 Sportback

O primeiro modelo desta submarca está assente na plataforma Advanced Digitized Platform, específica para o mercado chinês.

No exterior, o destaque vai para a ausência dos tradicionais quatro anéis, substituídos pelo nome AUDI iluminado, e a silhueta fastback.

E o design não tem apenas como prioridade a estética. O E5 Sportback apresenta um coeficiente aerodinâmico de 0,252 Cx. Quanto a dimensões, dispõe de 4,8 m de comprimento (4881 mm), 1,9 m de largura (1960 mm) e 2950 mm de comprimento de distância entre eixos.

Interior tecnológico

No interior, destaca-se o ecrã panorâmico de 59’’ que ocupa todo o tablier, aliado a bancos aquecidos e ventilados, teto panorâmico, câmaras 360º e carregamento sem fios.

As versões mais equipadas oferecem ainda suspensão adaptativa, iluminação personalizada e sistema de som BOSE com 18 altifalantes.

Versões com e sem tração integral

O primeiro modelo elétrico desta submarca está disponível apenas no mercado chinês a partir de 235.900 yuan, o equivalente a cerca de 30.800 euros à taxa de câmbio atual.

A versão de entrada, Pioneer, dispõe de um motor traseiro de 299 cv, alimentados por uma bateria de 76 kWh que garante 618 km de autonomia, medidos no ciclo chinês CLTC.

Acima desta, surge a Pioneer Plus RWD, a partir de 269.900 yuan (35.400 euros) com 407 cv, bateria de 100 kWh e 773 km de alcance (CLTC). Existe ainda a Pioneer Quattro, com dois motores, 524 cv, bateria de 83,3 kWh e 623 km de autonomia (CLTC).

O topo da gama é a Flagship Quattro, também com tração integral e dois motores, debita 787 cv alimentados pela mesma bateria de 100 kWh e anuncia um alcance de 647 km (CLTC). Nesta versão, o E5 anuncia um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,4 s.

Vem para a Europa?

Como mencionámos no início do artigo, o AUDI A5 Sportback foi concebido apenas para a China. Até ao momento, não existe qualquer previsão de lançamento na Europa ou qualquer outro mercado.

TÓPICOS:
Audi