Audi e-Tron GT anuncia Audi Sports elétrico

Texto: Nuno Fatela
Data: 29 Novembro, 2018

Recentemente um Ministro alemão desafiou os seus compatriotas a fazer um carro elétrico tão sexy como um Tesla. A resposta não se fez esperar, com este Audi e-Tron GT concept a mostrar um futuro GT elétrico sob a chancela da Audi Sport. Ele recebe tecnologias desenvolvidas pela Porsche e dará origem a um modelo de produção em série no final de 2020 para se juntar ao SUV e-Tron

Foi notícia recentemente as críticas feitas por um Ministro alemão ao design dos veículos elétricos dos fabricantes germânicos, referindo que o estilo não estava ao nível dos modelos da Tesla. Este discurso foi feito em frente a uma plateia onde estava o CEO do Grupo VW, que optou por não responder ao repto nessa altura. Talvez porque já sabia o que estava a ser preparado pela Audi, uma das marcas do Grupo, um excitante GT elétrico que chegará ao mercado no final de 2020. Esse é o Audi e-Tron GT Concept, que antes de chegar às estradas vai poder ser visto em ação no filme “Vingadores 4”.

Um elétrico com genes da Audi Sport

A marca dos quatro anéis apostou num modelo elegante mas desportivo, com o visual a assinalar as suas elevadas performances. Que são os 590cv (434kW), obtidos de uma combinação de motores elétricos nos dois eixos. O suficiente para atingir os 100km/h em cerca de 3,5 segundos e superar os 200km/h em doze segundos, o que o aproxima de forma bastante rápida da sua velocidade máxima, limitada a 240km/h. E se a combinação dos motores elétricos nos dois eixos já garantia a tração integral, a marca foi mais longe e equipou no Audi e-Tron GT Concept o sistema Quattro com vetorização de binário.

 

Mas a marca quer mesmo garantir que este GT será capaz de atingir uma dinâmica de referência na condução, pelo que anunciou já que a “Audi Sport GmbH será responsável pela subsequente transformação deste carro num modelo de produção”. E, já que falamos de performance, nada como a marca dos quatro anéis ir pedir o “apoio” de uma das parceiras no Grupo VW, a Porsche. Como aconteceu neste caso, com tecnologias desenvolvidas para o Taycan a surgirem também no Audi e-Tron GT Concept, como a plataforma para modelos de emissões 0 PPE (Premium Platform Eletric). Além disso, também existiram sinergias no um processo de produção para o teto que combina o carbono com componentes em alumínio e elementos de suporte em aços de alta resistência.

Mas a mais evidente transferência de know-how entre as duas marcas está no sistema de carga rápida a 800 volts, que vai garantir ao GT elétrico uma autonomia de 320km após 20 minutos ligado à corrente. Isto representa 80% da bateria de 40kWh, o que significa que é anunciada uma autonomia máxima de 400km já sob o novo ciclo de testes WLTP. Para alargar a distância a cumprir entre cargas, foi anunciado que o sistema de recuperação de energia é responsável por aumentar em 30% a autonomia deste modelo.

Desportivo e ecológico

A maior referência que se pode fazer ao design do Audi e-Tron GT Concept é indicar que o seu centro de gravidade é comparável ao do desportivo R8. algo para que contribuem a altura e distância ao solo extremamente baixas neste modelo que vai anunciar a próxima evolução do design do fabricante dos quatro anéis. Entre os traços mais marcantes estão as pronunciadas linhas descendentes do teto, ao estilo coupé, e os arcos das rodas bastante esculpidos, que captam ainda mais atenções para as jantes de 22”. Outro dos destaques está no design da grelha Singleframe, com o contorno superior pintado na mesma cor da carroçaria e o padrão interior em favo de mel, tal como se pode ver nos Audi RS. E isso, indica o fabricante, é mais um elemento que “caracteriza o Audi e-Tron GT Concept como um futuro produto da Audi Sport”.

 

A bordo temos um interior espaçoso, algo para que contribui a distância de 2,90m entre os eixos. Tratando-se de um modelo elétrico, a tecnologia é um dos elementos marcantes, com a total digitalização das informações em diversos ecrãs. Mas esta atmosfera elegante também reflete a preocupação do fabricante, e dos seus modelos elétricos, com o ambiente. Isto porque temos no Audi e-Tron GT Concept algo designado como um “interior vegan”, em que não entram produtos animais. Em alternativa temos uma combinação entre peles sintéticas e diversos tecidos que são produzidos a partir de materiais reciclados. De referir ainda que este espaço para quatro ocupantes tem acompanhado de um agradável espaço para bagagens, juntando aos 450l na retaguarda mais 100l sob o capot do Audi e-Tron GT Concept.

 

Recorde também aqui o protótipo e-Tron PB18 revelado na última edição do Concurso de Elegância de Pebble Beach