Audi desvenda nova A6 Avant

Texto: Miguel Policarpo
Data: 11 Abril, 2018

Meses depois de ter revelado a berlina A6, a Audi desvendou a nova variante Avant do modelo. A carrinha apresenta-se versátil, com uma capacidade de bagageira que pode chegar aos 1680 litros. Apesar de familiar, a nova A6 Avant apresenta um cariz desportivo e potência é o que não falta. Chega ao mercado português em setembro.

A estética e a funcionalidade reúnem-se na nova Audi A6 Avant, uma carrinha versátil que certamente criará indecisão nos potenciais interessados neste modelo – a berlina ou a carrinha? – Com um leque abrangente de motores, que recorrem a um sistema de hibridação, a imagem da carrinha está mais dinâmica, com alterações observáveis logo na grelha frontal Singleframe. A suspensão reformulada reforça o caráter desportivo mas não descura o conforto, que tanto define a carrinha.

Confortável, dinâmica e elegante

As linhas da nova Audi A6 Avant são bem definidas, fluindo para a retaguarda elegante. Na dianteira, o grande destaque das alterações passam pelo formato da grelha, mais baixa e alargada. O tejadilho esguio dá seguimento a um longo capô e integra um comedido spoiler.

A traseira integra um friso cromado que une os faróis. Destaque ainda para os adornos na zona das ponteiras de escape. A carrinha tem 4,94m de comprimento, 1,89m de largura e 1,47m de altura e apresenta um coeficiente aerodinâmico de 0,27 Cx, uma preocupação na conceção do modelo patente no design dos espelhos retrovisores. Além das 12 cores opcionais para o exterior, os clientes poderão adquirir a opção de acabamento exterior sport bem como o pacote S-line.

Reforça a Audi que apesar das linhas desportivas da nova A6 Avant, a capacidade de carga está assegurada. O compartimento da bagageira tem uma largura de carga de 1,050m e uma capacidade de 565 litros. Se rebatidos os bancos, esse volume aumenta para os 1.680l. A tampa da bagageira tem abertura elétrica de série, podendo ser adquirido um sensor opcional que dispensa as mãos para abrir a tampa. A suspensão foi concebida para oferecer um equilíbrio entre a dinâmica e o conforto, assegurando-se, também desta forma, uma carrinha versátil.

Segurança e tecnologia, parâmetros reforçados

A nova Audi A6 Avant integra um amplo pacote de sistemas de segurança, incluindo soluções de iluminação, sistemas de assistência e de segurança passiva. As óticas em LED são um equipamento de série, sendo oferecidas três versões distintas, em que o LED HD Matrix com máximos de alta definição são o topo de gama. O sistema de  à travagem autónoma de emergência são também de série, sendo que a Audi disponibiliza pacotes de tecnologias distintos, o City e o Tour, que dispõem de diferentes soluções.

Destacam-se ainda outros sistemas como o Cruise Control Adaptativo com assistente de estreitamento de via, que permite o controlo longitudinal e lateral em determinadas situações de trânsito até velocidades de 250 km/h, ajudando o condutor a acelerar e a travar. Para a circulação em cidade, a marca de Ingolstadt concebeu o Assistente de Cruzamento à frente e atrás, o Audi pre-sense 360º, o sistema de monitorização de tráfego traseiro e o alerta de saída de faixa de rodagem, entre outras novidades.

Motores potentes, sistema semi-híbrido e transmissão exclusivamente automática

Todos os motores do novo Audi A6 vêm equipados com um sistema semi-híbrido (MHEV), que aumenta o conforto e a eficiência, reduzindo o consumo de combustível. No centro do sistema MHEV está um alternador de correia que permite a recuperação de até 12 kW com o sistema de 48V durante a travagem, armazenando a energia numa bateria de iões de lítio. Com o motor desligado – o bloco V6 – a carrinha consegue “seguir à vela”, entre os 55 e os 160 m/h.

As opções de motorização passam pelo bloco a gasolina V6 TFSI de 3.0l, capaz de debitar 340CV, e pelas soluções Diesel V6 TDI, disponíveis com a potência de 231cv e de 286cv. Também um motor mais comedido de 2.0l TDI faz parte da oferta, debitando 204v. Consoante as versões, os blocos associam-se a uma caixa automática de sete velocidades S-tronic ou estarão acoplados à caixa automática de oito velocidades tiptronic e ao sistema de tração integral Quattro. Como opcional, o diferencial sport distribui ativamente a potência entre as rodas do eixo traseiro.

Em setembro chegará aos concessionários o novo Audi A6 Avant em Portugal.

 

Partilhar