Publicidade

Audi contrata responsável de desenvolvimento na Volvo

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 de Novembro, 2016

Peter Mertens, que era um dos altos quadros responsáveis pelo desenvolvimento da Volvo, vai assumir a liderança deste mesmo departamento mas no fabricante de Ingolstadt.

A Audi acaba de “roubar” à Volvo um dos seus principais responsáveis, com Peter Mertens, até ao momento Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do fabricante nórdico, a assumir agora a liderança do departamento de desenvolvimento na marca germânica. O CEO do fabricante de Ingolstadt, Rupert Stadler, elogiou este novo membro da estrutura de topo, afirmando que Mertens “conta com os conhecimentos técnicos e uma experiência internacional na indústria automóvel extremamente ampla, o que sem dúvida são as qualidades ideais para alcançar grandes progressos na liderança do desenvolvimento técnico da Audi”.

Nascido na Alemanha em 1961 e formado em Produção Tecnológica pela Universidade de Ciências Aplicadas de Ostweltfallen-Lippe, curso após o qual obteve um Master em Investigação e Ciências de Engenharia Industrial no Instituto Politécnico da Virginia, Mertens entrou para a indústria automóvel em 1990, através da Mercedes. Ocupando diversos cargos no fabricante germânico, passou posteriormente pelo Grupo GM, onde a partir de 2002 liderou os compactos da Opel e depois de todas as marcas do consórcio americano. Em 2010 assumiu o cargo de responsável de qualidade no Conselho de Administração da Jaguar Land Rover, e um ano mais tarde foi nomeado Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo, de onde saiu agora para regressar ao seu país natal e ocupar um cargo de elevada importância na Audi.

Desta forma o fabricante alemão conta com ‘sangue novo’ para caminhar rumo ao futuro, contratando em outra marca um responsável por estas investigações. Esta será uma forma de cortar com o passado recente, já que os dois anteriores responsáveis por este departamento, Ulrich Hackenberg e Stefan Knirsch, acabaram por abandonar a marca por alegado envolvimento no escândalo das emissões fraudulentas dos automóveis do Grupo VW.