Audi A6 vai receber novo motor diesel V6 com 299 cv

A Audi desenvolveu um novo motor diesel V6 de 3,0 litros com tecnologia MHEV plus e compressor elétrico, que oferece uma potência de 299 cv. Em Portugal estará disponível apenas nos A6 Limousine e Avant.

Numa demonstração de que o diesel ainda não acabou, a Audi desenvolveu um novo propulsor V6 de 3,0 litros com este ciclo de combustão, que desenvolve uma potência de 299 cv e um binário de 580 Nm. O novo 3.0 V6 TDI possui associado um sistema híbrido suave, denominado pela marca como MHEV plus, que oferece uma potência adicional de 24 cv, combinado com um compressor elétrico.

Segundo a marca alemã, a tecnologia eletrificada MHEV plus permite não só melhorar o desempenho dinâmico e a experiência de condução como também diminuir as emissões de dióxido de carbono e o consumo de consumo de combustível. O sistema mild-hybrid da Audi é constituído pelo motor elétrico, pelo alternador/motor de arranque acionado por correia e por uma bateria de fosfato de ferro e lítio.

O alternador/motor de arranque tem como função principal dar início ao funcionamento do motor e fornecer energia elétrica à bateria. O gerador (motor elétrico) permite uma condução parcialmente elétrica, o que significa que, em tráfego urbano lento, durante manobras de estacionamento ou em circulação fluida fora das zonas urbanas, o Audi A6 pode circular exclusivamente em modo elétrico.

O motor elétrico disponibiliza, ainda, 230 Nm adicionais de binário e até 18 kW (24 cv) de potência extra durante o arranque e em manobras de ultrapassagem. Em fase de desaceleração, é capaz de recuperar até 25 kW de energia, que é devolvida à bateria.

Compressor elétrico

Neste motor V6 TDI de 3,0 litros, a tecnologia MHEV plus é complementada por um compressor elétrico, que passa a ser parte integrante do sistema de gestão do propulsor e da nova estratégia de combustão desenvolvida pela marca. Este componente apoia o turbocompressor e elimina o atraso de resposta do turbocompressor (turbo lag), proporcionando elevados níveis de binário a baixas rotações do motor.

A Audi reivindica que o resultado se traduz numa diminuição significativa do consumo de combustível face à geração anterior do motor. A capacidade de resposta na fase inicial de aceleração também foi substancialmente melhorada: nos primeiros 2,5 segundos, o veículo percorre mais do que o comprimento de um automóvel adicional.

Enquanto o alternador/motor de arranque liga o motor e o assiste na subida de rotações, o motor elétrico e o compressor elétrico fornecem o binário necessário para a aceleração. Durante este processo, o compressor elétrico reforça o aumento da pressão de sobrealimentação, ao passo que o gerador transmite o primeiro impulso direto de binário para as rodas.

Homologado para HVO

O novo V6 TDI está homologado para a utilização de combustível HVO, conforme a norma europeia EN 15940 – identificada pelo autocolante XTL ((X-to-liquid) na tampa do depósito de combustível. O HVO (óleo vegetal hidrotratado) é um combustível sustentável permite uma redução entre 70% e 95% nas emissões de dióxido de carbono, em comparação com o gasóleo de origem fóssil.

A Audi refere que os veículos novos produzidos nas fábricas da marca alemã em Ingolstadt e Neckarsulm, na Alemanha, são entregues com combustível HVO já no depósito.