Numa demonstração de que o diesel ainda não acabou, a Audi desenvolveu um novo propulsor V6 de 3,0 litros com este ciclo de combustão, que desenvolve uma potência de 299 cv e um binário de 580 Nm. O novo 3.0 V6 TDI possui associado um sistema híbrido suave, denominado pela marca como MHEV plus, que oferece uma potência adicional de 24 cv, combinado com um compressor elétrico.
Segundo a marca alemã, a tecnologia eletrificada MHEV plus permite não só melhorar o desempenho dinâmico e a experiência de condução como também diminuir as emissões de dióxido de carbono e o consumo de consumo de combustível. O sistema mild-hybrid da Audi é constituído pelo motor elétrico, pelo alternador/motor de arranque acionado por correia e por uma bateria de fosfato de ferro e lítio.
O alternador/motor de arranque tem como função principal dar início ao funcionamento do motor e fornecer energia elétrica à bateria. O gerador (motor elétrico) permite uma condução parcialmente elétrica, o que significa que, em tráfego urbano lento, durante manobras de estacionamento ou em circulação fluida fora das zonas urbanas, o Audi A6 pode circular exclusivamente em modo elétrico.
