Saiba o preço… e autonomia. Audi A3 Allstreet ganha PHEV

Variante de imagem mais aventureira, o Audi Allstreet acaba de estrear uma motorização híbrida plug-in, com a qual anuncia, entre outros argumentos, a capacidade de fazer até 140 km em modo exclusivamente elétrico. Disponível para encomenda ainda em novembro, com preços que se iniciam nos 47 834 Euros.

Versão que vem aumentar a oferta, tanto do modelo, como das motorizações híbridas plug-in (PHEV), o Audi A3 Allstreet 40 TFSIe apresenta-se com um novo motor turbo a gasolina de 1,5 litros com 150 cv de potência (110 kW) e 250 Nm de binário, acompanhado de um motor elétrico a debitar 116 cv (85 kW) e 330 Nm de binário.

Resultado desta configuração, o novo A3 Allstreet PHEV anuncia uma potência combinada de 204 cv (105 kW) e um binário máximo de 350 Nm de binário, valores que garantem ao pequeno crossover argumentos como uma velocidade máxima de 225 km/h, com o funcionamento em modo exclusivamente elétrico a poder manter-se até aos 140 km/h.

De resto e na base da componente elétrica, surge uma bateria com uma capacidade total de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), que, com as suas 96 células prismáticas e uma capacidade de carga de 73 ampere-hora cada, consegue anunciar uma autonomia elétrica de até 140 km. Resultado, igualmente, de um consumo anunciado de energia de 16,0 kWh/100 e de combustível de 0,4 l/100 km, com emissões de CO2 de 8 g/km.

A Audi anuncia ainda um consumo combinado de 5,3 l/100 km, quando com a bateria totalmente descarregada.

Quanto ao condutor, pode optar entre conduzir em modo exclusivamente elétrico, pressionando o botão EV no painel de controlo ou através da interface multimédia (MMI), ou, então, mantendo o modo de condução principal, “Auto Hybrid”, em que o sistema de propulsão procura fazer uma gestão eficaz de ambos os motores, a combustão e elétrico, utilizando esta última quando a baixas velocidades e o motor TFSI quanto em ritmos mais altos. Podendo, ainda, combinar os dois.

80% da bateria em menos de 30 minutos

Esgotada a capacidade da bateria, o A3 Allstreet 40 TFSIe pode recorrer a estações de carregamento rápido (DC), com potências até 50 kW, bastando, no entanto e segundo refere a Audi, uma potência de 40 kW para que o modelo recupere dos 10% aos 80% da capacidade, em menos de 30 minutos.

A par desta hipótese, a possibilidade de recorrer, ainda,  ou, então, utilizando o carregamento trifásico (AC) com uma potência até 11 kW, com o recuperar da autonomia total em cerca de 2,5 horas. Sendo que o cabo Mode 3 utilizado neste processo faz parte do equipamento de série do modelo.

Embora com mais 15 mm na distância ao solo, o novo Audi A3 Allstreet promete, ainda, um excelente equilíbrio entre qualidade de condução e dinâmica, apoiado não somente nas rodas de maior de maior diâmetro (17”) e que contribuem igualmente para um aumento da distância ao solo para 30 mm, como também em molas e amortecedores de configuração optimizada (até para compensar o maior peso sobre o eixo posterior, devido à presença da bateria de iões de lítio por baixo do banco traseiro) e direcção eletromecânica. A qual também pode ser substituída por uma opcional direcção progressiva com relação variável conforme o ângulo de direcção.

Disponível ainda em Novembro

A terminar e no que diz respeito a preços, o A3 Allstreet 40 TFSIe fica disponível a partir de meados de novembro com um preço de entrada de 47 834€, já com equipamento de série específico, como é o caso do ar condicionado auxiliar.