Publicidade

Atualizações de software não bastam para ministra do Ambiente alemã

Texto: Miguel Policarpo
Data: 23 de Abril, 2018

As emissões continuam a ser um assunto na ordem do dia e, afinal, as atualizações de software dos automóveis Diesel poderão ser insuficientes…

O Grupo Volkswagen encontrou como solução para o escândalo ‘Dieselgate’ o recall de vários modelos de diferentes marcas , procedendo à atualização de software. Estas alterações, adotadas por mais marcas, bastariam, em teoria, para resolver o excesso de emissões NOx, reduzindo-as para níveis aceitáveis. No entanto, esta resolução pode não bastar, considera a ministra do Ambiente Alemã Svenja Schulze, que indica que alterações a nível físico (hardware) poderão ter se efetuadas.

“Temo que nas cidades onde os limites foram excedidos – Munique, Estugarda, entre outras – os updates de software por si só não serão suficientes”, disse Svenja Schulze ao jornal alemão Tagesspiegel. “As medidas do programa imediato para o ar limpo, como a eletrificação de autocarro, são boas e ajudarão várias cidades, mas no cômputo geral não bastam para resolver o problema em cidades particularmente afetada”, acrescentou a ministra.

Leia também: Roma junta-se às cidades alemãs na caça ao Diesel

Para Svenja Schulze, a solução passa por alterações materiais aos carros que circulam em cerca de 20 cidades, reporta o Reuters. “Na minha opinião, esta é a única forma realista para prevenir proibições de circulação”, considera Schulze. A ministra não se coibiu de indicar que são os fabricantes que devem suportar os custos das alterações, uma vez que “foram eles quem causou isto”.

A indústria automóvel alemã assegura 800 mil empregos, pelo que, provavelmente tendo em consideração este número, o ministro do Ambiente Andreas Scheuer do partido da Baviera CSU se opõe a custosas alterações a nível de hardware, avança a referida fonte. Scheuer mantém a confiança nas soluções atualmente implementadas.

Leia também: BMW aceita devoluções de novos carros Diesel na Alemanha