Para 2026. Marrocos anuncia o primeiro elétrico nascido em África

Marrocos acaba de anunciar, através do ainda jovem Atlas E-Mobility Group, a apresentação do primeiro elétrico nascido em África, para 2026.

Depois da Turquia, também Marrocos se prepara para entrar no grupo dos países com marcas automóveis próprias, ao anunciar aquele que será o primeiro veículo elétrico de uma marca marroquina. Criação do Atlas E-Mobility Group, a apresentação daquele que promete ser o primeiro EV nascido em África fica agendada para 2026.

Contudo e certamente por questões relacionadas com dificuldades tecnológicas e de meios sedeados em Marrocos, este novo veículo elétrico, que ainda não tem nome, continuará agora o seu desenvolvimento na Europa. Mais concretamente, no Reino Unido, onde a auto-intitulada "empresa tecnológica global" tem a sua base europeia.

No entanto, o Atlas E-Mobility Group também garante que pretende erigir uma infraestrutura de vanguarda para produção e desenvolvimento de veículos elétricos, em Marrocos. País onde, recorde-se, já se encontram fábricas de outros grupos automóveis, como o europeu Renault Group, que ali fabrica tanto modelos Dacia, como Renault, e a franco-ítalo-americana Stellantis, a qual produz o Peugeot 208 em Kenitra.

Embora sendo um país praticamente sem infraestruturas de carregamentos de veículos elétricos, Marrocos prepara-se para se tornar no mais recente membro do grupo dos países com marcas automóveis próprias
Embora sendo um país praticamente sem infraestruturas de carregamentos de veículos elétricos, Marrocos prepara-se para se tornar no mais recente membro do grupo dos países com marcas automóveis próprias

Ainda assim, não é menos verdade que, até hoje e à excepção de algumas startups africanas especializadas na montagem e modernização de autocarros e motas elétricas, não existe qualquer experiência de fabrico de veículos automóveis elétricos, neste país do Norte de África.

Um EV acessível, prático e pragmático

De resto, o próprio Atlas E-Mobility Group foi fundado apenas em 2021, por Mohammed Yehya El Bakkali, que atualmente desempenha as funções de CEO, e Mohammed Hicham Senhaji Hannoun, o atual presidente e CTO da companhia. E que foram os responsáveis pelo "financiamento privado substancial" que foi necessário fazer no arranque da empresa.

LEIA TAMBÉM
Aspark Owl EV bate dois recordes mundiais do Guiness para car
ros elétricos

Quanto ao veículo, a Atlas explica, em comunicado, que pretende lançar no mercado um veículo elétrico acessível, prático e pragmático, inspirado, tanto no design, como na identidade marroquina. Sendo que, os mercados preferenciais para este novo EV, serão os chamados mercados emergentes, onde existe pouca ou nenhuma infraestrutura de apoio a este tipo de veículos, como é o caso de África, Médio Oriente, e algumas partes da Europa.

Assim e também como forma de apoiar a implementação do seu modelo elétrico, o Atlas E-Mobility Group promete envidar esforços para fornecimento de uma "tecnologia avançada de aumento de autonomia, baterias e redes de carregamento", não revelando, contudo, mais pormenores sobre o assunto.

Mohammed Yehya El Bakkali (esq.) e Mohammed Hicham Senhaji Hannoun são os fundadores do Atlas E-Mobility Group
Mohammed Yehya El Bakkali (esq.) e Mohammed Hicham Senhaji Hannoun são os fundadores do Atlas E-Mobility Group

De resto e ainda segundo mesmo comunicado, a que o site InsideEVs teve acesso, o próprio veículo disporá de uma "arquitectura EV de eficácia comprovada", o que também leva a acreditar que o automóvel não estreará qualquer plataforma, mas recorrerá a uma solução já conhecida e que terá sido desenvolvida por outro construtor.