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Aston Martin Vulcan AMR Pro: Extremo ainda mais extremo

Texto: Nuno Fatela
Data: 29 de Junho, 2017

Elevar os limites do mais poderoso modelo desportivo de sempre da marca britânica foi o mote para divisão da marca britânica que estreou este ano. Assim nasceu o Aston Martin Vulcan AMR Pro.

Limitado a 24 exemplares entregues aos clientes ao longo de 2016, e homologado para a condução apenas em pista, quando acelera o Aston Martin Vulcan é um verdadeiro vulcão em erupção. Mas agora será ainda mais explosivo, pois foi levado ao extremo com um conjunto de modificações a cargo da divisão que estreou no Salão de Genebra de 2017 com a função de elevar ainda mais as capacidades dos modelos da marca de Gaydon, a AMR. Foram assim desenvolvidos um conjunto de alterações que deram origem ao Aston Martin Vulcan AMR Pro, que elevam a downforce e melhoram a resposta, permitindo fazer voltas ainda mais rápidas.

 

Os proprietários deste superdesportivo já têm conhecimentos sobre a condução em pista, já que a aquisição do modelo incluía aulas para dominar a arte de esmagar o asfalto em autódromos da Fórmula 1 como Spa-Francorchamps, Siverstone, Yas Marina (Abu Dhabi) e Texas (Circuito das Américas). Mas agora podem voltar a estes míticos traçados para tentar bater o seu próprio tempo, pois o Aston Martin Vulcan AMR Pro viu as suas capacidades ainda mais potenciadas.

Entre as alterações vislumbram-se imediatamente as duas entradas de ar sobre as cavas das rodas para extrair a alta pressão do ar, a que se juntam as lâminas na lateral do nariz para que a frente nunca perca a ligação ao solo. Surgem também inserções nas extremidades do grande splitter dianteiro, que viu ainda a sua estrutura de fibra de carbono revista para se tornar 5kg mais leve. A traseira também foi alvo de atenção da AMR, com uma nova asa de dois planos e que inclui um “gurney flap” de 20mm, uma extremidade perpendicular no fim da secção superior que permite canalizar de forma mais eficaz o ar.

 

O conjunto de alterações permite aumentar o downforce no Aston Martin Vulcan AMR Pro para uns estratosféricos 4000Nm, um registo espetacular e que aumenta quase 25% em relação aos originais 3150Nm gerados pelo superdesportivo. Além disso, o centro de pressão do modelo fica mais perto do centro do carro, melhorando de 41,5% para 47%. O resultado destes upgrades é claro: tração, resposta da direção e grip dianteiro melhorados, para tempos ainda mais rápidos nas pistas.