Aston Martin Vanquish Volante revelado com V12 de 835 cv

A Aston Martin acaba de revelar o novo Vanquish Volante. A variante descapotável tem um desempenho semelhante ao do GT, apesar de ser quase 100 kg mais pesado que o coupé.

Depois da variante coupé do Vanquish, que chegou em setembro de 2024, eis que agora é a vez de conhecer a versão descapotável do GT da Aston Martin.

O novo Vanquish Volante recorre ao mesmo motor V12 biturbo de 5,2 litros, a debitar 835 cv de potência e 1001 Nm de binário máximo.

No entanto, o reforço extra no chassis e o mecanismo do tejadilho fazem-no 95 kg mais pesado, com 1930 kg. Aspecto que o torna 0,1 s mais lento do que o coupé no sprint dos 0 aos 100 km/h (3,4 segundos), embora a velocidade máxima anunciada continue a mesma - 344 km/h.

Relativamente ao tejadilho, é em tecido e é acionado por um mecanismo de dobragem em "K", semelhante ao do novo Vantage Roadster. Pode ser aberto em 14 segundos e fechado em 16 segundos.

Para recuperar alguma de rigidez perdida na transição de coupé para descapotável, a carroçaria inferior foi reforçada, com a marca anunciar que o Vanquish Volante é 75% mais rígido lateralmente do que o anterior DBS Volante.

De resto, no capítulo da mecânica, o Volante partilha com o coupé elementos como os amortecedores adaptativos da Bilstein, a caixa automática de oito velocidades fornecida pela ZF e o diferencial autoblocante eletrónico.

No interior, dispõe de um painel de instrumentos digital e um ecrã de infoentretenimento, ambos com 10,25”. Também conta com um sistema de som da Bowers & Wilkins com 15 altifalantes, de série. 

Preços e data de comercialização

A produção de ambas as variantes do Vanquish está fixada em menos de 1000 carros por ano e as entregas terão início entre julho e setembro.

Os preços para a versão descapotável ainda não foram anunciados, pelo que resta aguardar pelo anúncio oficial do fabricante.