Publicidade

Ainda mais veloz que o coupé. Aston Martin apresenta o Valkyrie Spider

Texto: Francisco Cruz
Data: 13 de Agosto, 2021

Depois do coupé, a Aston Martin acaba de dar a conhecer, de forma oficial e em toda a sua glória, o Valkyrie Spider. Versão descapotável do hiperdesportivo desenvolvido em conjunto com a equipa de Fórmula 1 Red Bull Racing e que, pasme-se, consegue ser ainda mais veloz!

Numa altura em que o construtor automóvel britânico ainda nem começou as primeiras entregas do coupé, eis que a Aston Martin torna a escolha ainda mais difícil, com o lançamento do Spider, sinónimo de descapotável.

Colocado lado-a-lado com a versão “integral”, o Valkyrie Spider perde as portas tipo asa de gaivota, substituídas por portas de abertura diédrica, desenvolvidas especificamente para o descapotável. Ao mesmo tempo que, os painéis de policarbonato amovíveis que fazem de tejadilho, foram concebido com o intuito de, não só manter o desempenho aerodinâmico da versão de tecto fixo, mas também limitar o peso a “um mínimo absoluto”.

O Aston Martin Valkyrie Spider com o seu novo sistema de portas
O Aston Martin Valkyrie Spider com o seu novo sistema de portas

Como propulsor, o mesmo V12 6,5 litros desenvolvido em conjunto com a Cosworth, a que acresce uma componente elétrica traduzida num motor elétrico desenvolvido pela Rimac, e que, de resto, já impulsiona o Coupé.

Solução que, graças também à capacidade de atingir as 11 mil rotações por minuto, consegue oferecer uma potência combinada de 1.156 cv, valor suficiente para permitir uma velocidade máxima anunciada de 330 km/h. Ou seja, acima dos 322 km/h prometidos pelo coupé.

LEIA TAMBÉM
Versão final do AM-RB 003. Aston Martin apresenta o ambicioso Valhalla

No entanto e no caso específico do Spider, importa referir que esta velocidade máxima anunciada é sem tejadilho. Já com este colocado, a Aston Martin assegura que a velocidade máxima sobe para os 350 km/h!

Quanto à capacidade de aceleração, a Aston Martin preferiu não a divulgar, afirmando, apenas, que este Spider tem níveis de desempenho idênticos aos de um LMP1, podendo fixar tempos por volta que, um veículo homologado para a estrada, tradicionalmente não alcança.

As duas variantes do Valkyrie, lado-a-lado
As duas variantes do Valkyrie, lado-a-lado

Apenas 85… e para 2022

Ainda sobre este Valkyrie Spider, a Aston Martin recorda que terá uma produção limitada a apenas 85 carros, tanto com volante à esquerda, como à direita, opção que o tornam ainda mais exclusivo. Sendo que, neste momento e segundo também avança a marca, a procura por esta versão descapotável já ultrapassou o número de unidades previstas

Quanto a entregas, o fabricante de Gaydon espera começar a fazer chegar os primeiros veículos, aos clientes, durante a segunda metade de 2022.