Publicidade

Aston Martin não paga a 007

Texto: Francisco Mota
Data: 21 de Março, 2018

Tudo começou com um favor feito à produção de Goldfinger, dando origem a uma história que consagrou o fabricante de Gaydon como o mais famoso fornecedor de veículos ao agente secreto. E por isso, ao contrário de muitas outras marcas que entram nas aventuras de James Bond, foi confirmado que a Aston Martin não paga a 007.

Desde 1964 que a Aston Martin fornece alguns dos seus modelos para os filmes da série James Bond 007. O primeiro foi o DB5, para o filme Goldfinger de 1964 e diz a lenda que a marca nem estava muito interessada em ceder o carro para as filmagens, acabando por fazer o favor à produção e emprestar um carro de serviço. Depois disso, o espião mais famoso do mundo guiou outros modelos da marca como o primeiro DBS, em 1969, o V8 Vantage de 1987, o V12 Vanquish de 2002, a segunda geração do DBS, em 2006 e finalmente o DB10.


Recorde neste artigo alguns dos mais emblemáticos ‘Bond Cars’ da história


Este último era apenas uma maqueta à escala, quando os produtores da saga cinematográfica visitaram os estúdios de design da Aston Martin, em Gaydon, à procura de um novo modelo para o seu mais recente filme Spectre. Ao verem a maqueta em causa, pediram que o modelo fosse feito para o filme e assim nasceu o DB10 (na fotogaleria deste artigo), um carro que nunca foi produzido em série, apenas feito para o 007, apesar de alguns milionários terem insistido com a Aston Martin para que lhes fosse construída uma unidade, o que a marca diz sempre ter recusado.

Talvez o mais curioso do envolvimento da Aston Martin com a produtora dos filmes James Bond 007 seja o facto que a marca britânica não pagar para estar presente nos filmes, ao contrário de muitas outras marcas que têm aparecido nos filmes da série. O acordo é sempre feito filme a filme, e a Aston Martin consegue assim uma imensa exposição global, sem ter que pagar uma libra. Apenas tem que garantir a quantidade de carros que a produção precise para as filmagens…