Publicidade

Aston Martin DBS Superleggera promete superar todos

Texto: Júlio Santos
Data: 26 de Junho, 2018

DBS Superleggera é o nome do novo super-carro da Aston Martin, substituto do Vanquish. “Um verdadeiro Super-GT” – assim o define Andy Palmer, CEO da marca britânica. Os números comprovam-no: 725 cv de potência, 900 Nm de torque, 340 Km/h, 3,4 segundos para chegar aos 100 Km/h. Já disponível para encomenda, a partir de 364 mil euros.

 

Os dados inscritos no “Cartão de Cidadão” do novo Aston Martin DBS Superleggera impressionam tanto quanto a aparência. O manto negro que o cobria, quando chegámos à sala onde participamos numa restrita apresentação estática, em Londres, acentuava as formas atléticas e o cuidado tratamento de cada superfície. Porém, à medida que Miles Nurnberger, responsável pelo design retirava essa cobertura o espanto ia aumentando até atingir uma espécie de êxtase quando à nossa vista surgiu uma carroçaria de proporções perfeitas, que combina de forma exemplar a agressividade de um desportivo com a elegância de um Gran Turismo. Um Aston Martin, afinal.

Embora partilhe com o DB11 que já conduzimos diversos elementos da estrutura em alumínio de alta resistência, o sucessor do Vanquish possui uma aparência inconfundível onde se destaca a enorme grelha dianteira, as fendas no capot e na traseira a colocação de um deflector fixo em fibra de carbono que quase se sobrepõe o rebordo original. Embora contrarie a afirmação de Marek Reichman, responsável máximo pelo design da Aston Martin, que não morre de amores por “todos os apêndices aerodinâmicos que não façam parte da estrutura original”, a verdade é que este Aeroblade2 não só foi “previsto desde a fase inicial do projeto, como é fundamental para a eficácia aerodinâmica, ao gerar uma downforce na traseira de 180 kg, à velocidade máxima”, como nos salienta Miles Nurnberger.

Na verdade, tudo parece ter sido definido em função de uma atitude dinâmica de referência e é também por isso que face ao DB11 o Superleggera é mais baixo e mais largo, a que se junta uma menor distância entre os eixos dianteiro e traseiro e os extremos da carroçaria. Esta combinação cria um efeito visual que sublinha uma realidade: o Superleggera “promete” estar permanentemente “colado” à estrada, como esperamos de um superdesportivo. Também por isso, o fundo foi cuidadosamente trabalhado, contando com a maior parte da área totalmente carenada e com diversos difusores que canalizam o ar para o exterior, de forma a evitar a criação dos indesejáveis turbilhões que penalizam o comportamento. A par da alteração das dimensões, também a distribuição do peso (1693 kg) mereceu cuidados especiais, situando-se 51% na frente e 49% na traseira, ou seja valores ideais para um desportivo.

Além do desenho e da definição estrutural, os engenheiros da Aston Martin cuidaram com especial atenção de todos os detalhes inerentes à mecânica, “sempre tendo em mente o objetivo de criarmos o melhor super-GT” – diz-nos Matt Becker, engenheiro-chefe do projeto Superleggera. “Trata-se de um carro muito mais musculado, um verdadeiro desportivo, enquanto o DB11 é mais gentleman”. Isso mesmo é enfatizado pelo chassis mais rígido, com o amortecimento da suspensão a poder ser ajustado independentemente o “setting” que escolhemos para o motor. Ao dispor do condutor estão os modos GT, Sport e Sport Plus que definem, então, a firmeza do chassis e a cartografia do motor, como “timing” das passagens da caixa ZF de oito velocidades, com enormes patilhas no volante.

Tal como a transmissão, também o motor é o mesmo que encontramos no DB11, embora as revisão operada tenha sido substancial e mais uma vez com o intuito de potenciar o caracter desportivo. Assim o V12 biturbo de 5,2 litros viu a potência aumentar para uns elucidativos 725 CV obtidos às 6500 rpm, mas não menos impressionante é o binário máximo de 900 Nm disponível entre as 1800 rpm e as 5000 rpm. Os 340 km/h de velocidade máxima e os 3,4 segundos para a aceleração de 0-100 km/h são valores não menos impressionantes. Se por um lado não está prevista a utilização do motor V8 de 510 CV que está montado, por exemplo no Vantage (que também já conduzimos)

O Aston Martin DBS Superleggera já pode ser encomendado em Portugal, com o preço a começar nos 364 mil euros.