Publicidade

Objectivo cumprido! Bulldog de 1979 superou os 320 km/h 40 anos depois

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Junho, 2023

Depois da manifestação de uma ambição com mais de 40 anos, um protótipo Aston Martin Bulldog de 1979 acaba de conseguir o que muitos julgavam impossível: ultrapassar a marca das 200 milhas por hora, ou seja, os 321,86 km/h!

Projecto desenvolvido pela Aston Martin, o Bulldog acabou resultando na produção de um só protótipo, com o qual o fabricante pretendia arrebatar o ceptro de automóvel mais rápido do mundo, ao conseguir ultrapassar a barreira dos 237 milhas por hora (mph), qualquer coisa como 381 km/h. Algo que, no entanto, o modelo nunca conseguiu atingir, ficando-se, já no final de 1979, pelos 307,3 km/h.

Entretanto, passados mais de 40 anos sobre esse momento, a empresa britânica Classic Motor Cars decidiu avançar com uma restauração do protótipo, dedicando-lhe mais de 7.000 horas de trabalho, já com o intuito declarado de fazer mais uma tentativa com vista ao objectivo estipulado em finais da década de 70. Sendo que, desta feita e embora tendo voltado a falhar esse objectivo último, o Bulldog conseguiu um outro, que poucos carros modernos atingem: ultrapassar a marca das 200 mph, para tocar nas 205,4 milhas por hora, ou seja, 330,5 km/h!

De acordo com a própria empresa, o feito foi alcançado na pista do aeródromo de Machrihanish Airfield, na Escócia, culminando um processo de restauração e testes que se prolongou por 18 meses e em que chegou a ser ponderada a possibilidade de aumentar a potência, para os 659 cv. Isto, partindo do mesmo V8 5.3 biturbo a debitar, de origem, 608 cv e 678 Nm de binário.

LEIA TAMBÉM
Aston Martin Bulldog de 1979 vai tentar chegar aos 320 km/h

Segundo já havia afirmado o director executivo da Classic Motor Cars, a empresa procurou atingir um certo equilíbrio entre a manutenção das características originais do Bulldog e a introdução de novas soluções que permitissem atingir as 200 milhas por hora. Sendo que, entre as principais alterações, esteve a introdução de um moderno sistema de injecção de combustível e o reforço da caixa de velocidades.

Um projecto demasiado caro… em 1979

Vale a pena recordar que o Aston Martin Bulldog foi concebido em 1977, com o objectivo declarado de tornar-se o carro mais rápido do mundo na altura. Algo que, não só não foi alcançado, como acabou resultando no abandono de um superdesportivo relativamente ao qual a marca britânica tinha como expectativa inicial produzir um total de 12 unidades.

Considerado um projecto demasiado caro para passar à produção, do Bulldog foi, assim, fabricado apenas o protótipo que agora acabou por alcançar o objectivo inicialmente definido. E que, depois de já ter passado por várias mãos, está agora nas mãos de um cliente saudita da marca de Gaydon.