Publicidade

As máquinas mais lentas que F. Porsche criou vão fazer uma corrida…

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 de Setembro, 2018

São provavelmente as máquinas mais lentas que o Sr. Ferdinand concebeu, algo que explica porque a primeira corrida de tratores Porsche deve demorar 15 minutos a percorrer parte do circuito de Laguna Seca

No final deste mês vai realizar-se mais uma edição da Porsche Rennsport Reunion, o maior evento para aficionados da marca que é organizado nos Estados Unidos. Para este ano já era conhecida uma das grandes novidades, com a presença em Laguna Seca (local onde será feita esta celebração) do espantoso Project Gold, o dourado e precioso regresso do 993 Turbo através de um estupendo trabalho de ano e meio da divisão de clássicos da marca. Agora foi conhecido outro dos atrativos, com aquela que se acredita ser a primeira corrida de tratores Porsche.

 

A história destas máquinas começa antes da Segunda Guerra Mundial, quando o fundador da icónica marca de desportivos, Ferdinand Porsche, concebeu estes veículos. E eles são, sem dúvida, um exemplo de fiabilidade. Após terem sido produzidos por várias empresas nos anos 50 e 60 continuam a ser utilizados por muitos em explorações agrícolas. Dos 125.000 fabricados entre 1956 e 1963, haverá agora um exclusivo grupo que será conduzido por celebridades e antigos pilotos da marca na primeira corrida de tratores Porsche, que se realiza a 29 e 30 de setembro em Laguna Seca.

Estas máquinas, com potências que podem atingir os 14cv, vão percorrer a famosa pista americana até à curva 5. O começo será dado ao modo clássico de Le Mans, com os pilotos a correrem para as suas viaturas, e depois será esperar cerca de 15 minutos para os ver passar a linha de meta (isto se ninguém decidir fazer uso das capacidades fora de estrada destes “bólides” e cortar as curvas todas). E, se conhece a pista de Laguna Seca, está já a pensar como será a passagem pelo famoso Saca-Rolhas, pode esquecer. A organização da primeira corrida de tratores Porsche decidiu evitar passar por esta zona, considerando que seria demasiado perigoso estar a descer esta infame secção, conhecida pelas impossíveis ultrapassagens que ali se realizaram em diversas provas.

 

Fonte: Newsletter WeatherTech Raceway Laguna Seca e Road&Track