Publicidade

Amazon concebe sistema de carregamento de elétricos por drones

Texto: Miguel Policarpo
Data: 24 de Outubro, 2017

A Amazon patenteou um sistema de carregamento de automóveis elétricos através de drones, uma solução que poderá ser útil em caso de falta de energia no automóvel em sítios sem soluções de carregamento próximas. O sistema prevê um dispositivo de carregamento colocado no tejadilho do automóvel para que o drone possa aceder e iniciar a transferência de energia.

É um método inovador e imaginado para situações em que o automóvel elétrico precisa de energia e não há postos de abastecimento próximos. A patente da Amazon do sistema de carregamento de elétricos por drones descreve uma solução de “sistemas, dispositivos e métodos de entrega de energia utilizando um Uncrewed Autonomous Vehicle (UAV)”, ou seja, um veículo autónomo que dispensa ocupantes.

O sistema prevê que o drone se encaixe num dispositivo colocado no tejadilho do automóvel elétrico para que seja transferida energia. “Assim que o UAV recebe instrução para transferir a energia”, indica a descrição da patente, “o UAV pode viajar até a um ponto de encontro para transferir a energia” ao automóvel. A Amazon adianta que o drone poderá fazer recurso a informações transmitidas pelo automóvel, como é o caso de dados relativos à velocidade a que se desloca o automóvel, da direção em que segue, entre outras informações.

A Amazon prevê ainda a capacidade do drone utilizar “a informação em tempo real para ajustar a viagem até ao ponto de encontro”, controlando as condições de chegada do automóvel ao destino através da energia que a deslocação requer.

Apesar de já patenteado, o sistema requer desenvolvimentos tecnológicos até que possa ser colocado em prática, nomeadamente a capacidade dos drones para completarem a tarefa.

Leia também: Drones podem efetuar tarefas médicas