Publicidade

AM-RB 001 torna-se um deus da mitologia automóvel


Data: 8 de Março, 2017

O modelo desenvolvido pela Aston Martin e a Red Bull ganha um nome mais apelativo e com ligações ao fabricante de Gaydon, passando a ser designado como Valkyrie.

O superdesportivo híbrido desenvolvido em colaboração pela Aston Martin e a Red Bull, originalmente designado AM-RB 001, “foi ao notário” para mudar de nome, e passa agora a ser conhecido como Aston Martin Valkyrie. Desta forma o modelo junta-se à prestigiada e histórica família de propostas da marca britânica designadas cujo nome começa com a letra “V”, um legado que vem desde 1951 quando começou a ser adicionada a indicação “Vantage” às versões mais potentes do DB5. Entretanto o Vantage ganhou independência, no ano de 2005, e desde então deu o seu contributo para os famosos Aston Martin “V” ao tornar-se o modelo com maior sucesso comercial da marca.

É ainda de recordar o Virage e o mais recente e poderoso Vulcan, um Aston Martin capaz de colocar em erupção as sensações de qualquer fã do mundo automóvel. Este último recebe o seu nome do deus do fogo, com a marca a recorrer à mitologia, opção que tomou agora também para o Valkyrie. A origem desta denominação para o superdesportivo híbrido está nos antigos deuses nórdicos, remetendo para as figuras femininas que decidiam quem iria sobreviver ou falecer em batalha, escolhendo posteriormente entre os que perdiam a vida quais os merecedores de fazer a viagem até à casa dos deuses, a Valhalla onde reside Odin. O objetivo  era contar com estes guerreiros mais aptos para a batalha do fim do mundo, designada por Ragnarök.Tendo em conta que o Aston Martin Valkyrie pretende também tornar-se num deus do mundo automóvel, contando com um V12 da Cosworth e um sistema de recuperação da energia trazido da Fórmula 1 para travar as suas batalhas, este é sem dúvida um nome bastante apropriado para o superdesportivo híbrido.