Mobieco

Publicidade

O sucessor do A110? IED e Alpine mostram novo superdesportivo… a hidrogénio

Texto: Francisco Cruz
Data: 5 de Março, 2022

Numa altura em que a Alpine prepara o crescimento da sua gama, o European Institute of Design (IED) acaba de mostrar a primeira imagem de um concept de um superdesportivo a hidrogénio, baptizado de A4810. E cuja apresentação tem já data marcada: 18 de março de 2022.

Este novo concept de superdesportivo, cuja primeira imagem acaba de ser divulgada, foi desenhado pelos estudantes que frequentam o mestrado ‘Transportation Design’, no European Institute of Design (IED), em Turim, Itália, como parte da sua tese final. Embora e também com o acompanhamento, permanente, dos responsáveis da Alpine.

De resto e segundo é também anunciado, este possível desportivo de dois lugares apresenta-se como “uma resposta a um novo conceito de desportivo”, sendo que, o facto de contar com o apoio declarado do fabricante francês de desportivos, leva a acreditar que este estudo poderá deixar pistas sobre aquilo que serão os futuros modelos Alpine.

A primeira imagem do A4810 Concept, desenhado pelo EID de Turim
A primeira imagem do A4810 Concept, desenhado pelo IED de Turim, com o apoio da Alpine

Ainda sobre a imagem divulgada, nota, em primeiro lugar, para a frente com uma nova assinatura luminosa, e que é também uma reinterpretação da iluminação dianteira do A110, acompanhada de uma fina barra de luz em forma de W, que abarca toda a secção dianteira.

Ainda presente, um lábio inferior proeminente, o logótipo do fabricante iluminado, arcos das rodas salientes e ombros traseiros igualmente bem destacados, contribuem para uma postura agressiva e de superdesportivo capaz de um desempenho de topo. Deixando, mesmo, a ideia de que esta poderá ser uma proposta para as pistas.

LEIA TAMBÉM
Primeiro EV da Alpine. GT X-Over inicia produção em 2025 na fábrica de Dieppe

De resto, também não nos parece descabido pensar que muitas das soluções aqui preconizadas possam vir a figurar num próximo modelo Alpine; por exemplo, o sucessor do A110, o qual foi já anunciado como 100% elétrico, e cuja chegada ao mercado está prevista para 2026.

Desconhecida, permanece a forma como os alunos do EID previram a integração do hidrogénio neste modelo.

A terminar, recordar, apenas, que esta não é a primeira vez que o European Institute of Design colabora com um fabricante automóvel, pois, já em 2021, o instituto trabalhou em conjunto com a Suzuki, na criação de um invulgar conceito de roadster de dois lugares, de nome Misano.